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Título: Gestão estratégica de recursos humanos o sistema das suas práticas e implicações nos resultados individuais : qual o papel do cumprimento do contrato psicológico? O caso das Agências Bancárias
Autor: Gonçalves, Gizelda Ana Maria do Carmo Barreto
Orientador: Soares, Maria José Chambel
Palavras-chave: Cumprimentos dos contratos psicológicos
Contratos psicológicos
Gestão estratégica de recursos humanos
Sistemas de trabalho de elevado desempenho
Norma da reciprocidade
Práticas de GRH
Teoria da troca social
Fulfilment pf psychological contracts
High performance work systems
HRM practices
Psychological contracts
Reciprocity norm
Strategic human resource management
Social exchange theory
Data de Defesa: Jun-2009
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Gonçalves, Gizelda Ana Maria do carmo Barreto. 2009. "Gestão estratégica de recursos humanos o sistema das suas práticas e implicações nos resultados individuais : qual o papel do cumprimento do contrato psicológico? O caso das Agências Bancárias". Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: A finalidade deste estudo é a exploração das relações entre o sistema de práticas de gestão de recursos humanos (GRH), cumprimento dos contratos psicológicos (CCPs) e resultados individuais (RES) dos colaboradores das Agências Bancárias em Portugal. Pretende-se com ele conhecer a influência da percepção do sistema de práticas de GRH, na relação entre os colaboradores e a organização, nomeadamente na sua percepção do CCPs e ainda, conhecer a influência da percepção do CCPs nas atitudes e comportamentos dos colaboradores das Agências Bancárias. Para a concretização destes objectivos procurou-se integrar a literatura de Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GERH) e a dos contratos psicológicos (CPs). Pretende-se assim, estabelecer a ligação entre ambos os ramos da pesquisa, quer do ponto de vista teórico, quer empírico. Realizou-se o estudo empírico num Banco Comercial de origem portuguesa. A amostra é constituída por 797 colaboradores afectos à função comercial de 147 Agências Bancárias do referido Banco. A unidade de análise é o indivíduo. Verificou-se que a percepção que os colaboradores têm do sistema de práticas de GRH está dependente do CCPs, e é esta percepção do sistema de práticas de GRH que vai influenciar a satisfação (ST) e os comportamentos de cidadania organizacional (CCOs). O cumprimento das obrigações por parte da organização, são fundamentais para que os colaboradores tenham uma percepção positiva do sistema de práticas de GRH implementadas no Banco e a influência do CCPs nesses resultados faz-se através da percepção dessas práticas de GRH.
The main purpose of this study is the examination of relationships among HRM system practices, the fulfilment of the psychological contracts (PCFs) and the individual collaborator's performance in Bank Branches in Portugal. Our intention is to know the influence of HRM system practices perceptions, in relationship between the employees and the organization, particularly their perceptions in the collaborators attitudes and behaviours. For the embodiment of these purposes we integrated both literatures on SHRM and the psychological contract (PC). With this we intent to establish the connection between both fields of research, theoretical and empirical. The empirical study was conducted in a Portuguese Bank. The sample is constituted by 797 collaborators belonging to the commercial function of 147 bank Branches of the Portuguese Bank. The unit of analysis is the individual. On one hand, we find that the employee's perception of HRM system practice is dependent on the fulfilment of the psychological contracts (FPCs). On the other hand, it is the perception of HRM system practices that will influence satisfaction and organizational citizenship behaviours (OCBs). The obligations fulfilment of the part organization, are fundamental for the development of the employees positive perception of the HRM implemented in the Bank. The influence of PCs fulfilment originates the employee's perceptions of those practices system.
Descrição: Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3581
Aparece nas colecções:BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
DG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

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