Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3577
Título: El uso de recursos tecnológicos por parte de los docentes de grupos diferenciales de la comuna de Chillán : software educativo abecedario letrado y su utilización
Autor: Aburto Godoy, Raquel Auristela
Orientador: Gallego Gil, Domingos
Palavras-chave: Formação de professores de educação especial
Necessidades educativas especiais
Software educativo
Tecnologias da informação e comunicação
Data de Defesa: 2011
Resumo: Actualmente, 39 turmas de educação especial da cidade chilena de Chillán utilizam o Software educativo “Abecedário Letrado” no apoio de estudantes com problemas de aprendizagem. No ano de 2008 - 2009 foi realizada uma investigação para determinar se o Software mencionado melhorava a compreensão de leitura em alunos de terceiro e quarto anos, concluindo-se que a compreensão de leitura efectivamente melhorou. Agora, nesta nova pesquisa quantitativa, pretende-se analisar, a partir da perspectiva do professor especialista, qual o impacto na sua utilização deste Software. O instrumento utilizado para a recolha de dados consistiu numa pesquisa, que foi aplicada a todos os professores especialistas que trabalharam com o Software “Abecedário Letrado” no primeiro inquérito. A análise dos resultados facultará um panorama real da utilização dos recursos do computador, mais especificamente o Software ABC, bem como matéria para implementar melhorias a este recurso.
Currently, 39 groups of education in the city of Chillán, Chile which comply with students with learning problems, use the educational software “Abecedario Letrado”. During the year 2008 - 2009 a research was carried out to determine if the software improved reading comprehension in students of third and fourth grade, resulting in improved reading comprehension. Now, in this new quantitative research, we want to analyze from the perspective of specialist teachers, the impact it has had to use the software on their part. The instrument used for data collection corresponds to a questionnaire, which was applied to all specialist teachers who worked with the software called “Abecedario Letrado” in the first investigation. The analysis of results will allow us to have a true picture of the use of computer resources, specifically of the Software “Abecedario Letrado” so that we can implement improvements to this resource.
Descrição: Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3577
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mime_AG.pdf2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.