Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3533
Título: A melhoria do desempenho de pessoas e organizações escolares: o papel do SIADAP
Autor: Durão, Micaela Abrantes dos Santos
Orientador: Soares, Isabel
Palavras-chave: Administração pública
SIADAP
Avaliação de desempenho
Assistentes operacionais/técnicos
Agrupamento de escolas
Public administration
Performance assessment
Operational technicians
School groups
Data de Defesa: 13-Jul-2011
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Citação: DURÃO, Micaela Abrantes dos Santos - A melhoria do desempenho de pessoas e organizações escolares: o papel do SIADAP [Em linha]. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2011. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.5/3533>.
Resumo: Ao olharmos para a organização escolar, considerada como uma construção social e política, são discutidas não só as questões relacionadas com a educação e a aprendizagem, mas também as questões do controlo, da liderança, da mudança e da regulação no espaço organizacional. Esta nova visão de Administração que olha para si mesma, como parte integrante da sociedade em desenvolvimento, pode ser o veículo para a criação de uma nova mentalidade pautada pelos princípios da qualidade, eficácia e responsabilidade. A avaliação de desempenho constitui nos tempos actuais uma abordagem estratégica integrada para proporcionar o sucesso sustentado das organizações. Este trabalho tem como objecto de estudo averiguar se a aplicação do SIADAP contribui para a melhoria do desempenho individual numa determinada organização educativa, identificar as vantagens, constrangimentos, e qual o contributo para a melhoria da qualidade dos serviços. O estudo de caso, realizado em 2010 no Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, envolveu o pessoal não docente da escola sede. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevistas. As conclusões visam apurar se o sistema implementado apresenta constrangimentos, que permitam ou não afirmar que o SIADAP constitui a solução adequada para avaliar e estimular a eficiência e eficácia dos recursos humanos.
While looking at school management, considered a social and political construction, we aim at discussing not only questions related to education and learning, but also aspects of control, leadership, change and regulation in the organizational space. This new view of Administration that looks into itself, as an inherent part of a society under permanent development, can be the vehicle to the creation of a new mentality, guided by the principles of quality, effectiveness and responsibility. The assessment of Performance is, nowadays, a strategic approach which aims at allowing the sustainable success of the organizations. This study aims at finding whether the implementation of SIADAP contributes to the improvement of performance of individuals /collaborators in a specific educational organization, and it also aims at identifying its advantages, constraints and contribution to the improvement of services‟ quality. The case study under consideration, carried out in 2010 in the School Group Conde de Ourém, involved the non-teaching staff of the head school. Data was collected through surveys by questionnaires and interviews. Conclusions aim at confirming or not whether the implementation of SIADAP is the correct solution to assess and promote the efficiency of human resources.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Pública
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3533
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