Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3532
Título: Mensagens verdes: anúncios na televisão: análise das mensagens ambientais entre 2002-2009 na televisão portuguesa
Autor: Coelho, Marta Louçada
Orientador: Sena, Nilza Mouzinho de
Palavras-chave: Ambiente
Reciclagem
Anúncios
Televisão
Tom
Símbolo
Environment
Recyclage
Advertisements
Television
Tone
Symbol
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Citação: COELHO, Marta Louçada - Mensagens verdes: anúncios na televisão: análise das mensagens ambientais entre 2002-2009 na televisão portuguesa [Em linha]. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2011. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.5/3532>.
Resumo: Este estudo analisa a evolução das mensagens publicitárias sobre o ambiente, veiculadas pela televisão portuguesa entre os anos 2002 e 2009. O objectivo principal foi identificar e compreender as finalidades pedagógicas patentes nos conteúdos destes anúncios. Pretendeuse, especificamente, analisar os diferentes modos de concretização da intenção pedagógica das mensagens, apreender as principais modificações no conteúdo, na estrutura e no tom destes anúncios, estudar o papel do humor nas mensagens e a sua eficácia e a analisar os diferentes targets tacitamente visados pelos anúncios. Para o efeito, recorreu-se à análise de conteúdo comparativa e semiológica dos anúncios emitidos pela Sociedade Ponto Verde e também à execução de entrevista à Sociedade Ponto Verde. Os resultados demonstram que todos os anúncios exprimem grande criatividade e que os problemas ambientais ganham projecção graças à televisão. Os símbolos escolhidos revelam claramente a preocupação com a causa ambiental e a complexidade da mensagem transmitida pelas crianças, comprova que, apesar do tom infantil, lúdico e divertido, uma mensagem séria pode ser transmitida de forma positiva e eficaz.
This study analizes the evolution of publicity messages about environment, broadcast through portuguese television between 2002 and 2009. The main goal has been to identify and understand the pedagogigal purposes on the contents of these advertisements Specifically this study seeks to analize the different ways to materialize the pedagogical meaning of these messages, capture the main changes on the conten, the structure and the tone of the advertisements, study how humor influences the messages and how useful it may be and finally to analize the different targets on the aiming of the advertisements. This study has involved compared content analysis of Sociedade Ponto Verde advertisements and also an interview to this organization. The result shows that all advertisements reflect large criativity and also that environmental problems win projection thanks to television. Selected symbols clearly reveal the concern with the environmental cause and how complex is the message told by the children, which proofs that despite the childish, educational and funny tone, a serious message can be forward in a positive and effective way.
Descrição: DIssertação de Mestrado em Comunicação Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3532
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