Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3521
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
Autor: Costa, Vítor Hugo Urze
Orientador: Silva, Luís Cravo da
Palavras-chave: Aprendizagem
Didáctica
Ensino
Estágio
Pedagogia
Data de Defesa: 2011
Citação: Costa, Vítor Urze (2011) - Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Após terminado o estágio na escola, que se traduz no culminar da formação académica na área da educação, surge a fase de uma análise reflexiva de todo este período de tempo que se tornaria uma experiência intensa e recompensadora para o professor estagiário. Foram desenvolvidas todas as tarefas previstas no guia de estágio, seguindo sempre as indicações do mesmo segundo as diferentes áreas de intervenção. Durante este percurso surgiram dificuldades, para as quais foi necessário criar soluções para as resolver, foram identificados pontos fortes e pontos fracos os quais as características pessoais podem influenciar. A participação na escola como professor não se prendeu exclusivamente à sala de aula, pois surgiram actividades de desporto escolar, actividade interna de Educação Física, entre outras. Foi elaborado e apresentado um estudo relacionado com a indisciplina relativo à escola em questão. E elaborou-se também uma actividade de relação com a comunidade, aproveitando o espaço geográfico próximo e envolvendo vários níveis escolares culminando com a satisfação geral. A análise destas actividades foca-se nas decisões para problemas que surgiram, para os quais se criaram várias opções para encontrar uma solução, e o seu resultado serve de guia para uma intervenção futura.
ABSTRACT : After the conclusion of the Traineeship in school context, which represents the culminating of the academic formation in the area of education and an intense and rewarding experience for the probationary teacher, a reflexive analysis of this period becomes necessary. The tasks foreseen in the Traineeship Guide have all been pursued, following always the indications of the same guide according to the different areas of intervention. During this path difficulties have appeared, and strengths and weaknesses have been identified which can be influenced by the personal characteristics and it was necessary to create solutions to resolve them. The participation at school as a Teacher was not restrained exclusively to the Physical Education classroom, therefore several activities such as school sports, traditional games among others, made a contribution to enrich the trainee’s formation. A study related with the perceptions of pupils classroom behavior was elaborated and presented to the community. The organization of an activity aiming the relationship with the school community and using the advantage the nearby geographic natural environment, promoted the participation of various school levels. The reflexive analysis of these activities focused at the choice of “decision making” for problem solving and it’s outcome, will assume a guidance line for future intervention.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3521
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vitor_Relatorio_VERSAO_FINAL_DEFINITIVO.pdfDocumento principal571,44 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo I - Ficha do Professor.pdfDados - Anexo 1396,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo II - Ficha de Avaliação Formativa Alunos.pdfDados - Anexo 2321,79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo III - Ficha Informativa Grupos.pdfDados - Anexo 3148,35 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo IV - Questionário_area2.pdfDados - Anexo 4153,88 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo V - Cartaz_area 2.pdfDados - Anexo 5557,94 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo VI - Questionário de Opiniao_area2.pdfDados - Anexo 6100,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.