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Título: Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional
Autor: Sousa, Rita Alexandra Soares de Oliveira e
Orientador: Rosales, Marta Vilar
Palavras-chave: Design da comunicação
Biografia
Condicionantes criativas
Dimensões sibólicas
Identidade
Cultura Material
Communication design
Biography
Conditioning creative
Symbolic dimension
Identity
Culture material
Data de Defesa: Set-2011
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: SOUSA, Rita Alexandra Soares de Oliveira e - Como se informam os discursos dos designers de comunicação. Designers portugueses da segunda metade do séc. XX, em plena actividade profissional. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.
Resumo: O objectivo desta investigação é entender como a biografia de cada designer influencia a forma como ele desenha o perfil do seu público e, aquilo que ele é reflecte-se no seu trabalho. Isto é, a forma como ele entende o receptor da sua mensagem também depende do seu background, das suas experiências ao longo da vida. No design, uma actividade/prática que produz objectos (bi e tridimensionais), é importante que quem os projecta - o designer - se aproxime de quem os utiliza/consome - o público -. Para isso, escolhi uma antropóloga para orientar a investigação, no sentido de desenvolver uma abordagem que permita o entendimento dos contextos culturais e sociais através dos objectos materiais. A cultura material é um elemento fundamental para entender o quotidiano de determinada cultura. O objecto do meu trabalho é o trabalho dos 6 entrevistados, como produtores culturais. Para isso é necessário saber o contexto e a biografia nas suas dimensões “sócio-gráfica” e profissional. Na abordagem a este tema teremos que perceber as dimensões culturais do consumo, através dos conceitos de cultura material e da oposição produção/consumo e as alterações da sua relação até à modernidade, com o surgimento da globalização.
The aim of this research is to understand how the biography of each designer influences the way he draw the profile of your audience and what it is reflected in his work. This is how he understands the receiver its message also depends on their background, their experiences throughout life. In design, an activity / practice that produces objects (and three-dimensional) is important that those projects - the designer - get close to those who use / consume - the public -. For this, I chose an anthropologist to guide research, to develop an approach for understanding the cultural and social contexts through material objects. Culture material is fundamental to understanding the daily life of a particular culture.The purpose of my work is the work of the 6 respondents, as cultural producers. This requires knowing context and biography in its dimensions “socio-graphic and professional. In addressing this issue we have to understand the cultural dimensions of consumption, through the concepts of culture material and opposition production / consumption and changes in its relationship to modernity, with the emergence of globalization.
Descrição: Tese de Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3461
Aparece nas colecções:DHTAUD - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

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