Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3415
Título: A relação entre a cultura organizacional e o uso de práticas de gestão da qualidade: uma investigação empírica no sector hospitalar
Autor: Sousa, Sérgio Nuno da Silva de
Orientador: Sousa, Rui Manuel Soucasaux Meneses e
Soares, Maria Eduarda Mariano Agostinho
Palavras-chave: Cultura Organizacional
Gestão da Qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade
Saúde
Recursos Humanos
Estudo de Caso
Organizational Culture
Quality Management
Quality Management System
Healthcare
Human Resources
Case Study
Data de Defesa: Abr-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Sousa, Sérgio Nuno da Silva de. 2011. "A relação entre a cultura organizacional e o uso de práticas de gestão da qualidade: uma investigação empírica no sector hospitalar". Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: A importância da cultura organizacional nos sistemas de gestão da qualidade é extensamente referida na literatura. No entanto, tem sido realizada pouca investigação sobre a cultura organizacional e a gestão da qualidade na área da saúde, a nível internacional e particularmente em Portugal, o que torna a temática potencialmente relevante enquanto geradora de valor para Académicos e Profissionais. A investigação na área da saúde revela-se de especial importância enquanto geradora de contributo para o desenvolvimento da melhoria da prestação dos cuidados aos pacientes e à sociedade no geral. Paralelamente, as organizações que actuam na área da saúde, são estruturas complexas, em que a gestão, as tecnologias, os recursos humanos e os cuidados clínicos são elementos que necessitam de interagir de forma contínua. Esta investigação centra-se na exploração e compreensão das dimensões de cultura organizacional e a sua relação com as práticas de gestão da qualidade na área da saúde, em particular no sector hospitalar. O suporte conceptual foi obtido com uma revisão da literatura nas áreas da cultura organizacional e da gestão da qualidade, numa perspectiva individualizada e de integração entre estas. Para alcançar o objectivo deste estudo, foi realizada uma investigação suportada pelo método do estudo de caso, conduzida em dois hospitais públicos de grande dimensão, com dados quantitativos e qualitativos, recolhidos através de inquéritos e entrevistas, tendo esta sido testada com sucesso em anteriores investigações na área da saúde. A vertente quantitativa traduziu-se na identificação das dimensões de cultura organizacional, pela concretização de um inquérito por questionário, sendo os dados recolhidos objecto de técnicas de análise multivariada. A vertente qualitativa foi operacionalizada através da realização de entrevistas semi-estruturadas cujo objectivo primário consistiu na identificação das práticas de gestão da qualidade adoptadas nas organizações. A análise integrada dos resultados permitiu, pela sua exploração e interpretação, argumentar que a existência e a intensidade de um determinado conjunto de dimensões de cultura organizacional foram conducentes a diferentes realidades de implementação e desenvolvimento do sistema de gestão de qualidade nos referidos hospitais. Consideramos que esta investigação contribui para a geração de conhecimento adicionando valor à perspectiva contextual da gestão da qualidade e dando o primeiro passo para a construção de teoria sobre as interacções entre a cultura organizacional e a gestão da qualidade na área da saúde e, em particular, no sector hospitalar.
The relevance of organizational culture in quality management systems is extensively supported in literature. Nevertheless, there were few research about organizational culture and quality management in healthcare, at international level and especially in Portugal, thus this theme is potentially relevant as an added-value to academics and practitioners. The research in healthcare is a particular relevant research topic as a contribution to the development of patient care service improvement and to society in general. Also, the healthcare organizations are complex structures where the management, the technologies, the human resources and the clinical care are elements that interact in a continuous way. This research focuses the exploration and comprehension of the organizational culture dimensions and their relation with the quality management practices in healthcare, in particular in the hospital sector. The theoretical background was assured by the necessary literature review in the fields of organizational culture and quality management, in an isolated perspective and integrated perspective between them. In order to achieve the purpose of this study, a case-based research was implemented, conducted in two major Portuguese public hospitals, with quantitative and qualitative types of data, collected through a questionnaire survey and interviews, considering the successful test of previous similar research in healthcare. The quantitative approach focus on the identification of organizational culture dimensions, through a questionnaire survey, with the application of multivariate techniques to analyze the collected data. The qualitative approach was implemented through semi-structured interviews whose main objective was the identification of the quality management practices adopted in those organizations. The integrated analysis of the results allow us, through their exploration and interpretation, to argue that the existence and intensity of a particular set of organizational culture dimensions were a catalyst factor of different realities in the implementation and development of the quality management system in those hospitals. Our contribution to knowledge comes from adding value to the contingency approach to quality management and taking the first steps towards theory building about the links between organizational culture and quality management in the healthcare services and, in particular, in hospital sector.
Descrição: Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3415
Aparece nas colecções:BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
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