Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3406
Título: O mundo da criança: análise da publicidade televisiva a brinquedos
Autor: Nobre, Ana Lúcia Maurício
Orientador: Silvestre, Maria João Cunha
Palavras-chave: Publicidade
Criança
Desenvolvimento da criança
Televisão
Publicidade televisiva
Brinquedo
Advertising
Children
Children development
Television
Television advertising
Toys
Data de Defesa: 27-Jun-2011
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Citação: NOBRE, Ana Lúcia Maurício - O mundo da criança: análise da publicidade televisiva a brinquedos [Em linha]. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2011. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.5/3406>.
Resumo: O objectivo deste estudo é identificar as principais caraterísticas dos anúncios televisivos a brinquedos. Procurámos perceber como é que se processa o desenvolvimento da criança, qual a importância do brinquedo nesse processo, para entender como é que a publicidade, especialmente a emitida pela televisão, a pode influenciar e quais as reacções da criança à publicidade. Foram utilizadas dois tipos de análise: a Análise de Conteúdo, para compreender e identificar as características dos anúncios referidos e quais os brinquedos mais relevantes, através da análise a 61 anúncios a brinquedos emitidos em Novembro de 2009, pela SIC; na Análise Secundária de Fontes Oficiais foram utilizados os dados da Marktest para percebermos, ao nível de investimento, a importância do sector dos brinquedos. Concluímos que neste tipo de anúncios o discurso é emotivo, havendo sempre música e narrador. As crianças são uma presença frequente, assim como os desenhos animados e o manuseamento do produto. O tema e o brinquedo mais relevante varia consoante o género do destinatário. Relativamente ao mercado publicitário, este sector não tem muita expressão. Numa sociedade onde a publicidade é uma presença constante os pais e escolas desempenham um papel fundamental na preparação das crianças para esta realidade.
The aim of this study is to identify the main features of television toy’s advertisements. We tried to understand the process of child development, the role of toys in it, in order to understand how can advertising, specially the one viewed on television, influence children and how they react to it. Were used two types of analysis: content analysis, to understand and identify the features of these advertisements and also which are the most relevant toys, through the analysis of 61 toy’s advertisements, broadcasted in November 2009, by SIC; in the secondary analysis of official statistics, were used the data of Marktest in order to realise, through the investment, the importance of toys in the advertising market. We conclude that these type of advertisements have an emotional speech, also the presence of music and a narrator are always there. Children, cartoons and handling the product are other features that appear in them very often. The theme and the most relevant toys depends on the gender of the children. Regarding the advertising market this sector as little expression. In a society were advertising is everywhere parents and schools play a key role in preparing children for this reality.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3406
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado



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