Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3377
Título: O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
Autor: Constantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins
Orientador: Rasquilha, Luís Carlos Pereira
Palavras-chave: Media Social
Empresas
Blogues Corporativos
Comunicação
Social Media
Companies
Corporate Blogs
Communication
Data de Defesa: Mai-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Constantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins. 2011. "O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: Num contexto de globalização e massificação das diferentes plataformas que compõem a Media Social, importa cada vez mais clarificar o seu conceito, as suas implicações no panorama empresarial e qual o seu papel na consecução dos objectivos das empresas. Este estudo, exploratório e descritivo, foi realizado com o propósito de compreender o enquadramento subjacente à criação e implementação de um blogue corporativo e observar o seu potencial enquanto meio de comunicação, tendo por base um estudo de caso único. Os dados para o desenvolvimento do estudo de caso foram obtidos através da realização de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação directa, e submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que, em termos estratégicos, os blogues podem constituir um factor de diferenciação na forma como as empresas comunicam, funcionando como canais transversais a toda a estrutura organizacional e permitindo às empresas comunicar de uma forma integrada e articulada, num tom mais informal e autêntico, e com menores custos. Observou-se ainda que os blogues corporativos podem servir como ferramentas de posicionamento das empresas, aumentando a sua notoriedade e credibilidade junto dos seus stakeholders e estabelecendo pontes para parcerias. Em suma, os blogues corporativos podem representar um meio de comunicação e de relacionamento com os diversos stakeholders das empresas mas, também, de brand enhancement e de posicionamento.
In a context of globalization and massification of the various platforms that comprise Social Media, it is increasingly important to clear its concept, its implications on the business landscape and what is their role in achieving the objectives of companies. This study, exploratory and descriptive, was carried out in order to understand the underlying framework to create and implement a corporate blog and to observe its potential as a means of communication, based on a single case study. The data for developing the case study were obtained by conducting semi-structured interviews, document analysis and direct observation, and subjected to content analysis. The results showed that, in strategic terms, blogs can be a differentiating factor in how companies communicate, functioning as channels across the entire organizational structure and allowing businesses to communicate in an integrated and coordinated manner, in a more informal and authentic tone, and at less cost. It was also observed that corporate blogs may serve as tools for positioning companies, increasing their visibility and credibility with its stakeholders and building bridges for partnerships. In short, corporate blogs may represent means of communication and relationship with various stakeholders of the companies, but also for brand enhancement and positioning.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3377
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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