Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3375
Título: O mercado de influência das Crianças na compra de Gadgets
Autor: Rodrigues, Vanessa Valença
Orientador: Farinha, Isabel Maria Bernardo Pereira
Data de Defesa: Fev-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rodrigues, Vanessa Valença. 2011. "O mercado de influência das Crianças na compra de Gadgets". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: Diversos estudos demonstraram que as crianças exercem uma grande influência em produtos para o seu próprio consumo, bem como, produtos para consumo em família. A partir desta permissa, o presente estudo averigua de que forma as crianças aprendem a consumir, que relações têm com as marcas e como influenciam a compra dos seguintes produtos: Telemóveis, MP3/MP4 e Computadores Portáteis. Para efeito do estudo foram realizados 135 inquéritos a crianças dos 10 aos 12 anos em três colégios do país. Com intuito de analisar os dados obtidos foram utilizados testes não paramétricos, nomeadamente a Correlação Linear de Spearman, onde se analisou o p-value bem como o coeficiente de correlação. Os resultados demonstraram que a publicidade não actua exclusivamente no impacto deste target, os amigos têm um papel curcial na decisão. A importância que dão às marcas, está relacionada com o sentimento de pertença a um certo grupo. Existindo a necessidade de imitar os outros independentemente da marca. As crianças têm percepção de influência que exercem, utilizando várias estrátegias e participam no processo de compra de forma diferente consoante os produtos.
Several studies have showed that children exercise a massive influence on the purchase of products for their own consumption as well as in family consumption items. Given this reality the present study overviews in which way children learn how to consume, the relations they create with brands and in the manner in which they are inclined on the purchase of the following products: Cellular telephones, MP3/MP4, and personal Laptop Computers. For study effects 135 inquire were made to children with ages between 10 to 12 years in 3 different schools in our country. With the purpose of analyzing the retrieved data the non-parametric test Spearman Linear Correlation was conduced. The results showed that advertising does not act exclusively on the impact of this target, the friends have a crucial role in the decision. The importance they attribute to brands is related to a feeling of acceptance to a certain group of people of their social relations. The need of mimicking others comes naturally no matter the brand at stake. Children have the perception of the influence they exercise and they use several strategies that allow them to participate on the process of purchase in different ways, also depending on the type of product.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3375
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O mercado de influência das Crianças na compra Gadgets_Fev_2011.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.