Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3341
Título: O cartaz e o swiss style. Compromissos entre psicologia da forma e o design de comunicação
Autor: Coutinho, Mariana Quintas de Azevedo
Orientador: Guerreiro, Ana Cristina dos Santos
Palavras-chave: Design de comunicação
Psicologia da forma
Análise
Composição Visual
Cartaz
Swiss Style
Graphic design
Gestalt theory
Methodology for analyses
Visual composition
Poster
Data de Defesa: Dez-2010
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: COUTINHO, Mariana Quintas de Azevedo - O cartaz e o swiss style. Compromissos entre psicologia da forma e o design de comunicação. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado
Resumo: O estudo em vista irá incidir na área disciplinar do Design de Comunicação, mais concretamente, sobre o design gráfico. O primeiro, enquanto disciplina auxiliar na construção de mensagens, busca incessantemente diferentes formas de transmitir ideias a um público, seguindo, para tal, processos variados, inerentes à personalidade dos designers envolvidos no projecto. Contudo, apesar das suas variações e diferenças, os processos poder-se-ão essencialmente considerar subdivididos em duas etapas fundamentais: a primeira onde se dá o desenvolvimento e definição da ideia que se deseja transmitir, possuindo cariz conceptual; a segunda, de vertente prática constitui o território onde se dá a materialização da ideia. Ambas as etapas necessitam de métodos, mais ou menos universais ou flexíveis, a fim de garantir qualidade no resultado final. Porém, será a preocupação com o modo como a segunda etapa etapa referida condiciona o mesmo resultado que cosntitui uma das questões do nosso estudo, ou seja, a de melhor compreender a fase de execução do processo criativo. Um dos objectivos do presente estudo será resolver esta questão, contribuindo para isolar um conjunto de parâmetros que sirva para analisar metodicamente as soluções contempladas pelo Design na sua vertente de eficácia na comunicação de mensagens em cartazes. Adoptando a perspectiva de que a fase de execução do processo criativo requer um conhecimento prévio da reacção do público a determinadas formas e composições visuais, recorreu-se aos princípios da psicologia da forma para criar o atrás referido conjunto de parâmetros de análise. Assim, defeniu-se uma estrutura focando os seguintes tópicos: planos constituintes (figura-fundo); distribuição, organização e gestão de pesos visuais; orientação do olhar e forças perceptivas. Através da observação directa de casos de estudo, numa avaliação sistemática, tentaram-se extrapolar conclusões práticas. Os casos de estudo referidos pertencem exclusivamente ao Swiss Style, os quais, por se limitarem a utilizar apenas o "essencial" para comunicar uma ideia, nos permitiram uma análise de carácter, mais simples ou evidente. Nesta investigação, procurou-se, ainda, encontrar alguns pontos comuns entre a psicologia da forma e o Swiss Style. Os resultados do estudo desenvolvido poderão contribuir para apontar caminhos a alunos e profissionais na área do design gráfico, a fim de melhor desenvolverem os seus projectos com confiança nos momentos de decisão inerentes ao processo criativo.
This study verses on the disciplinary context of communication design, with a special interest on graphic design. The first, as an auxiliary discipline to the correct construction of messages, seeks to find new forms of communicating ideas to an audience through diffrent processes, related to the characters of the involved designers. However, despite their differences and variations, these processes can be essentially subdivided into two different stages: the first one, conceptual, is where the early developments and the definition of the idea occur; the second one, with a practical feature, is the territory where the materialization of the concept takes place. The above referred stages need more or less universal or flexible methods to guarantee quality in the final result. Nevertheless, one of the issues that is at the origin of this investigation is the concern with the way the secon stage determines the result, that is better understand the execution phase of the creative process. One of the aims of the present study will be to solve the question, contributing to isolate solutions used in the design activity, in its efficient communication of messages through the elaboration of posters. Through the adoption of a point of view based on the execution stage inherent to the creative process that requires a previous knowledge of audience's reaction to certain forms and visual compositional styles, the study used the principles of the gestalt theory to create the above referred set of analytical parameters. A structure was defined to organize the study, following some topics, such as: compositional planes (figure-ground); visual distribution, organization and weight management; eye orientation; and perpetual forces or tensions. The direct observation of examples and the effort to assess them systematically led to the extrapolation of some practical conclusions. The case studied belonged exclusively to Swiss Style. Using merely the "essential" to communicate an idea, they allowed us a simpler and more obvious analytical evaluation. In this investigation, there was some preocupation with establishing some common aspects between gestalt theory and Swiss Style. Results provided by this study will eventually contribute to show both to students and professionals, different decision moments intrinsic to the creative process.
Descrição: Tese de Mestrado em Design de Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3341
Aparece nas colecções:DDCV - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

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