Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3316
Título: A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
Autor: Cebolais, Rita Isabel Duarte
Orientador: Núncio, Maria José da Silveira
Palavras-chave: Escola
Família
Aluno
Relação Escola-Família
Parceria
Participação
Comunicação
School
Family
Student
School-Family relationship
Participation
Communication
Data de Defesa: 3-Mai-2010
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Citação: CEBOLAIS, Rita Isabel Duarte - A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade [Em linha]. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2010. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.5/3316>.
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para o estudo da Relação Família-Escola, sob o ponto de vista de Alunos, Enc. Educação e Directores de Turma. Da análise das leituras exploratórias resultou um enquadramento teórico em que é apresentado o conceito “Relação Escola-Família”; as abordagens teóricas ao tema; a comunicação Família-Escola e Escola-Família; a participação da Família na Escola; a participação da Escola no incentivo à relação com a Família; as dificuldades na relação Família-Escola e Escola-Família, e o papel da criança nesta relação. A Escola E. B. 2, 3 Dr. Ruy d‟Andrade faz parte do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha, que tem características e necessidades específicas. Porque o concelho em que se insere tem características especiais, é feita uma breve caracterização. O Estudo Empírico foi realizado através de questionários auto-administrados. As principais conclusões são:  Existe uma fraca relação Família-Escola;  Falta formação aos Professores sobre este tema;  Deficientecomunicação entre Escola e Família;  Reduzida participação dos Enc. Educação na Escola;  As características sociais dos alunos e das famílias podem influenciar a relação;  As ideias pré-concebidas e os “vícios” dos Directores de Turma podem influenciar a relação;  As características sociais e demográficas do concelho podem condicionar a relação
This work aims to contribute to the study of Family-School relationship, from the point of view of Students, Parents and the Directors of Class. The exploratory analysis of the readings yielded a theoretical framework in which the concept is presented "School-Family relationship"; theoretical approaches to this theme; communication Family-School and School-Family, Family participation in School, School's participation in encouraging relationship with the family, the difficulties in the Family-School and School-Family relationship, and the role child‟s role in this relation The School E. B. 2, 3 Dr. Ruy d„Andrade is part of “Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha”, which has characteristics and needs. Because the municipality where is inserted has special characteristics, is made a brief characterization. The empirical study was conducted through self-administered questionnaires. The main conclusions are:  There is a weak Family-School relationship;  Lack training of teachers on this subject;  Poor communication between school and family;  Low participation of Parents in School;  The social characteristics of students and families may influence the relationship;  The pre-conceived ideas and the "vices" of the Directors of the Class may influence the relationship;  The social and demographic characteristics of the municipality may condition the relationship
Descrição: Dissertação de Mestrado em Política Social
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3316
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A valorização da Relação Família-Escola - Rita Cebolais.pdf4,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.