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Título: Dinâmicas concorrenciais no mercado de revistas de moda / femininas em Portugal entre 2006 e 2009
Autor: Araújo, Ãngela Rita Franco
Orientador: Santos, Teresa Michele
Palavras-chave: Revistas de moda
Moda
Portugal
Media
Concorrencia
Fashion magazine
Fashion
Competition
Data de Defesa: Dez-2010
Editora: Faculdade de Arquitectura de Arquitectura
Citação: ARAÚJO, Ãngela Rita Franco - Dinâmicas concorrenciais no mercado de revistas de moda / femininas em Portugal entre 2006 e 2009. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado
Resumo: Esta investigação estudou as dinâmicas concorrenciais no mercado de revistas de moda em Portugal num período de 4 anos (entre 2006 e 2009). Procurámos conhecer a diversidade deste tipo de publicações, como são constituídas, se dependem dos grupos editoriais internacionais, e no caso afirmativo, em que medida. Também averiguámos qual a importância da moda portuguesa versus a moda internacional no compito geral de cada revista, o público alvo, os compromissos publicitários, qual a relação das edições impressas com as edições on-line e como as revistas lidam com a divulgação imediata das mesmas notícias noutros suportes. Para tal o nosso estudo focou-se em três vertentes. A primeira consistiu na análise de sete revistas (Activa, Cosmopolitan, Elle, Happy Woman, Lux Woman, Máxima e Vogue) através de um levantamento de conteúdos e de orientação de cada linha editorial, do público-alvo e das linhas de diferenciação entre elas. A segunda foi a análise da evolução das revistas ao longo desses 4 anos em termos de vendas, difusão e audiências. Finalmente a realização de entrevistas a profissionais da área, ligados às várias publicações. Através do cruzamento destes dados concluímos que existe diversidade entre as revistas de moda em Portugal mas que devido à concorrência cada vez mais feroz, algumas publicações começam lentamente a assemelharem-se umas com as outras, comprometendo assim a sua identidade.
This research studies the competitive dynamics in the market of fashion magazines in Portugal in a period of 4 years (between 2006 and 2009). We were interested in knowing the diversity of this kind of publications, as they are incurred, if they depend on the international publishing groups and how much, the importance of Portuguese fashion versus international fashion in the compete overview of each magazine, the target audience, the advertisers commitments they have, what is the relationship between print editions and booming online editors, and how they deal with the immediate release of the same news in other media. To accomplish this study we focused on tree aspects. The first was the analysis of seven magazines (Activa, Cosmopolitan, Elle, Happy Woman, Lux Woman, Máxima e Vogue) trough a survey of content and orientation of each editorial, audience and differentiation between them. Secondly we have analyzed the evolution of these magazines over these 4 years in terms of sales, distribution and audiences. And finally the execution of questionnaires on professionals linked to the publications that we have studied. Through the comparison of these data, we concluded that there is diversification between fashion publications in Portugal; however regarding the great completion between them, some of those magazines are starting to become similar, and are losing their identity.
Descrição: Tese de Mestrado em Design de Moda
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3310
Aparece nas colecções:DHTAUD - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

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