Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3309
Título: Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
Autor: Daniel, André Filipe Martins
Orientador: Brandão, João
Palavras-chave: Carlos Rocha
Portugal
Design gráfico
Identidade corporativa
Símbolos
Graphic design
Corporate identity
Symbols
Data de Defesa: Jan-2011
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: DANIEL, André Filipe Martins - Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado.
Resumo: O designer Carlos Rocha é uma figura incontornável na História do Design em Portugal, com especial destaque na área da identidade corporativa. No âmbito desta investigação, fez-se uma contextualização histórica do seu trabalho reconhecendo as suas principais influências, correntes de pensamento e objectos de inspiração. Este processo resultou na compreensão da importância de Carlos Rocha na criação de identidades para grandes empresas em Portugal bem como as características que lhes conferiram sucesso. Para atingir estes objectivos, foram utilizados métodos qualitativos não intervencionistas assentes numa triangulação metodológica entre crítica literária, entrevistas e estudo de casos/ análise de arquivo. Analisou-se uma selecção de símbolos representativos de importantes projectos de identidade corporativa (caso da EDP, INE e Banif) com a finalidade de entender quais os elementos intrínsecos essenciais à qualidade e bom funcionamento destas marcas. Desta forma, foi possível reconhecer a obra de Carlos Rocha, consolidando novo e importante conhecimento científico na área do Design.
The designer Carlos Rocha is a remarkable figure in the History of Portuguese Design, particularly in the subject of corporate identity. The main goal of this investigation is to both historically contextualize Carlos Rocha’s work as well as identify his key influences, line of thought and objects of inspiration. This process led to a greater understanding of Carlos Rocha’s importance in the creation of corporate identities for some of Portugal’s leading companies, as well as the features that made them so successful. In order to achieve this goal, qualitative and non-interventionist methods were used in a methodological triangulation between the literary critique, interviews and case studies/archive analysis. A selection of representative symbols from important corporative identity projects (like EDP, INE and Banif) was analyzed in order to comprehend which intrinsic elements are essential to the quality and well functioning of these brands. In doing so, it was possible to bring recognition to Carlos Rocha’s work, generating at the same time important new knowledge in the field of Design.
Descrição: Tese de Mestrado em Design de Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3309
Aparece nas colecções:DDCV - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação André Daniel(alta resol.).pdf33,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.