Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3296
Título: Estratégias de design na construção de narrativas expositivas. O efémero como estratégia. Feira do livro de Lisboa
Autor: Abreu, Fábio Duarte Teles
Orientador: Duarte, Rui Barreiros
Palavras-chave: Design
Éfemero
Módulo
Estratégia
Imaginário
Ephemeral
Strategy
Imaginary
Data de Defesa: Out-2010
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: ABREU, Fábio Duarte Teles - Estratégias de design na construção de narrativas expositivas. O efémero como estratégia. Feira do livro de Lisboa. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.
Resumo: O efémero como estratégia, decorre da necessidade de dar resposta adequada a um problema específico: um 'abrigo' respondendo a diversos contextos da adversidade - catátrofes, deslocações humanas, acontecimentos lúdicos, festivos ou tematizados, eventos sociais e feiras. Os desafios colocados implicam aumentar a rapidez de execução, a facilidade de transporte e a capacidade de adaptação a soluções temporárias de natureza religiosa ou apoio ao poder político, de âmbito social, cultural ou comercial. Eventos sociais, exposições - as 'expos' - , eventos urbanos, concertos e festivais musicais, feiras de artesanato, desfiles de moda e as feiras, - como a Feira do Livro -, utilizam estruturas efémeras para uma função específica durante um tempo restrito. O seu design potencia a capacidade de tirarem partido do universo da contingência: utilizando diferentes materiais em função dos objectivos ou pela introdução de elementos inovadores, contribuem para a conceptualização e exploração dum imaginário específico. Os desenvolvimentos tecnológicos constituem hoje um domínio experimental com enorme potencial no âmbito das construções efémeras. Os modelos são melhorados, utilizam-se novos materiais e estruturas, num processo sobre o qual o design actua. Redefinem-se modelos conceptuais e metodologias de abordagem a um problema, e operacionalizam-se processos criativos que permitam colocar produtos competitivos no mercado.
The ephemeral as strategy comes from the nesessity of giving an adequate answer to a specific problem: a kind of 'shelter', providing an answer to multiple contexts of adversity-catastrophes, human displacements, festive, thematic or social events and fairs. Challenges require increasing execution time, transportation services and the capacity of adaptation to temporary solutions from religious nature or from support to political power, within the social, cultural or business scope. Social events, exhibitions - the 'Expos' -, urban events, concerts, musicals and festivals, handcraft fairs, fashion runway shows and cultural fairs, - as The Book Fair -, imply the use of ephemeral structures for a specific purpose during a certain amount of time. Its design promotes the possibility of taking advantage of the contingency universe: using different materials according to the objectives or the introduction of new elements contribute to conceptualize and explore a specific imaginary. Nowadays, the technological developments constitute an experimental domain with an enormous potential in the field of the ephemeral production. The models are improved, new material and structures are implemented in process upon which design acts. Conceptual models and problem solving methods are applied and creative processes, that allow introducing competitive products in the market, are implemented.
Descrição: Tese de Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3296
Aparece nas colecções:DHTAUD - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

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