Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3283
Título: Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
Autor: Santos, Luiz Felipe Saraiva dos
Orientador: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Palavras-chave: Espectáculo desportivo
Futebol
Lealdade
Marketing
Qualidade
Satisfação
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este estudo pretende aferir os atributos de qualidade mais valorizados no jogo de futebol e medir o seu impacto na satisfação e na lealdade. Foram recolhidos 455 inquéritos em 3 jogos da Liga Sagres (época 2009/2010). Através de uma análise factorial identificamos que a capacidade de comunicação e o relacionamento com o pessoal de apoio, as acessibilidades e segurança, os aspectos tangíveis, a atmosfera, a equipa técnica, a competição e os adversários, são os atributos que os espectadores mais valorizam na avaliação da qualidade de um jogo de futebol. Ao efectuarmos uma regressão linear verificamos que os atributos identificados na qualidade ajudam a explicar a satisfação dos espectadores, nomeadamente a capacidade de comunicação e o relacionamento com o pessoal de apoio, os aspectos tangíveis, a equipa técnica e, as acessibilidades e segurança. Quanto à lealdade os mesmos têm um impacto reduzido, sendo que a atmosfera, as acessibilidades e segurança, a equipa técnica e, os aspectos tangíveis são os atributos que assumem maior relevância.
This study aims to assess the quality attributes most valued in the game of football and measure their impact on satisfaction and loyalty. 455 surveys were collected in three games of the Sagres’s Liga (season 2009/2010). Through a factor analysis identified that communication skills and relationships with support staff, accessibility and security, the tangible aspects, the atmosphere, the team, competition and the opponents are the attributes that viewers value most in assessing the quality of a football game. When we make a linear regression found that the attributes identified as help to explain the satisfaction of spectators, including communication skills and relationship with support staff, the tangible aspects, the technical team and the accessibility and safety. As for the loyalty they have a limit impact, the atmosphere, accessibility and security, the technical team and the tangible aspects are the attributes that assume greater relevance.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3283
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado - Luiz Santos.pdfDocumento principal938,1 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo A - Questionário.pdfQuestionário297,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo B - Base de dados.savBase de Dados94,87 kBUnknownVer/Abrir
Anexo C - Análise factoral.spvRecolha de dados-Análise factoral75,97 kBUnknownVer/Abrir
Anexo D - Análise Consistência interna dos dados - Qualidade.spvRecolha de dados-ACID-Qualidade56,03 kBUnknownVer/Abrir
Anexo E - Análise Consistencia interna dos dados - Satisfação.spvRecolha de Dados-ACID-Satisfação24,57 kBUnknownVer/Abrir
Anexo F - Análise Consistencia interna dos dados - Lealdade.spvRecolha de Dados-ACID-Lealdade22,61 kBUnknownVer/Abrir
Anexo G - Caracterização Sócio-demográfica dos Espectadores.spvRecolha de Dados-CSDEspectadores48,45 kBUnknownVer/Abrir
Anexo H - Regressão Linear - Qualidade-Satisfação.spvRecolha de Dados-RL-Qualidade-Satisfação26,96 kBUnknownVer/Abrir
Anexo I - Regressão Linear - Qualidade-Lealdade.spvRecolha de Dados-RL-Qualidade-Lealdade25,05 kBUnknownVer/Abrir
Anexo J - Análise das Correlações - Satisfação-Lealdade.spvRecolha de Dados-AC-Satisfação-Lealdade12,73 kBUnknownVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.