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Título: O comércio justo no contexto português: análise dos factores antecedentes da intenção de compra e das atitudes dos consumidores
Autor: Marques, Angélica Gomes
Orientador: Soares, Maria Eduarda Mariano Agostinho
Palavras-chave: comércio justo
intenção de compra
atitude
informação
conhecimento
experiência
percepção da eficácia
consumo socialmente responsável
fair trade
purchase intention
attitude
information
knowledge
experience
perceived consumption effectiveness
socially responsible consumption
Data de Defesa: Abr-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Marques, Angélica Gomes. 2011. "O comércio justo no contexto português: análise dos factores antecedentes da intenção de compra e das atitudes dos consumidores". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: A Fair Trade Foundation observou que, na Europa, as vendas dos produtos provenientes do comércio justo aumentaram de 47% entre 2006 e 2007 (Fair Trade Foundation 2008). Embora em quantidade escassa, os estudos existentes sobre o comércio justo em Portugal permitem concluir que existe um segmento de mercado interessado nestes produtos mas as organizações ligadas ao comércio justo têm dificuldade em dinamizar e desenvolver este mercado no contexto Português. Perante isto, torna-se relevante entender melhor o processo de decisão de compra destes produtos, isto é, identificar variáveis explicativas da intenção de compra e das atitudes dos consumidores. A presente investigação analisa, no contexto Português, um conjunto de factores que são considerados em estudos anteriores como antecedentes da intenção de compra e das atitudes dos consumidores quanto ao comércio justo e aos seus produtos. Os resultados indicam que para a determinação da intenção de compra as variáveis mais relevantes são as atitudes e a idade dos inquiridos. Para a determinação das atitudes, são relevantes as variáveis de adesão a práticas de consumo socialmente responsável, a percepção da eficácia das práticas de consumo para a mudança social, o conhecimento subjectivo e objectivo, a percepção da quantidade e qualidade da informação disponível, as habilitações literárias, e os rendimentos mensais líquidos. Os resultados permitiram ainda identificar que existem diferenças significativas entre os inquiridos que já têm experiência anterior de compra de produtos do comércio justo e os inquiridos que não têm essa experiência. A análise dessas diferenças conduz a sugestões de modos diferenciados de actuação para gestores de Marketing de organizações interessadas em dinamizar o mercado do comércio justo em Portugal.
The Fair Trade Foundation noted that, in Europe, sales of fair trade products increased 47% between 2006 and 2007 (Fair Trade Foundation 2008). Although scarce studies on fair trade in Portugal allow us to conclude that there is a market segment interested in fair trade products but fair trade organizations have difficulty in developing this market in the Portuguese context. Therefore, it appears relevant to better understand the buying decision process of these products, and to identify variables that explain the purchase intention and attitudes towards fair trade of potential consumers. The present investigation analyses in the Portuguese context a number of factors that are considered in previous studies as antecedents of the purchase intention and of the attitudes about fair trade. Results indicate that the most relevant variables for explaining the purchase intention are respondents' attitudes and age. To determine attitudes, the most relevant variables are the importance given to socially responsible consumption, perceived consumption effectiveness for social change, subjective and objective knowledge, perceived quantity and quality of available information, respondent's occupation, and net monthly income. Results also show that there are significant differences between respondents who already have previous experience of buying fair trade products and respondents who do not have that experience. The analysis of these differences lead to some suggestions on differentiated ways of acting, which may help marketing managers interested in boosting the fair trade market in Portugal.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3195
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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