Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3010
Título: A habitação social como instrumento de combate à pobreza e exclusão social: estudo de caso no Bairro Alves Redol
Autor: Simões, Joana Isabel de Araújo Freitas
Orientador: Núncio, Maria José Silveira
Palavras-chave: Pobreza
Exclusão social
Habitação social
Estudo de caso
Concelho do Barreiro
Bairro Alves Redol
Poverty
Social exclusion
Social housing
Case study
Municipality of Barreiro
Data de Defesa: 5-Mai-2010
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Citação: Simões, Joana Isabel de Araújo Freitas - A habitação social como instrumento de combate à pobreza e exclusão social: estudo de caso no Bairro Alves Redol [Em linha]. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2009. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.5/3008>.
Resumo: A presente investigação pretende analisar o papel da habitação social como instrumento de combate às situações de pobreza e exclusão social. A pobreza e a exclusão social provocadas pelo desemprego e modelo de desenvolvimento dos países são temas cada vez mais prementes em sociedades simultaneamente mais ricas e mais desiguais. As soluções para a resolução destes problemas são urgentes e para tal contribuem o avanço dos estudos científicos e as iniciativas de combate como o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão, 2010. É importante perceber que medidas adoptar e se medidas já adoptadas, como a habitação social, reduzem a exclusão e de que forma os fenómenos se relacionam. Este estudo de caso no Bairro Alves Redol no concelho do Barreiro tentar perceber a relação entre a redução da pobreza e exclusão e a atribuição de habitação social, através da análise das famílias e do território. As conclusões expõem esta relação e as lacunas que existem no combate à exclusão, permitindo o desenvolvimento de propostas de intervenção, referindo a diferença entre questões locais e nacionais.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Política Social
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3010
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Parte 1.pdf358,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação Parte 2.pdf977,85 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação Parte 3 anexos.pdf5,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.