Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3008
Título: Sociedade em rede: modelo de análise competitiva de web sites
Autor: Santos, Amável José da Cruz
Orientador: Costa, Carla
Palavras-chave: Sociedade da informação
Internet
Web sites
Modelos
Análise competitiva
Qualidade
Planeamento estratégico
Data de Defesa: 23-Jan-2009
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Citação: SANTOS, Amável José da Cruz - Sociedade em rede: modelo de análise competitiva de web sites [Em linha]. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2009. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.5/3008>.
Resumo: Na presente dissertação explana-se o processo que levou à criação e operacionalização de um Modelo de Análise Competitiva de Web Sites numa perspectiva comparada. Surgido da necessidade de obter uma visão estratégica do mercado, de forma a antecipar as suas tendências de evolução e a avaliar o impacto da presença institucional na Internet na competitividade e produtividade das empresas num mercado em que a concorrência se torna mais cada vez mais agressiva, o Modelo ora apresentado permite moldar o processo de tomada de decisão institucional a uma lógica que possibilita a definição de estratégias de comunicação eficazes e eficientes em ambiente digital e a consequente obtenção de vantagens competitivas. No decurso da nossa investigação concretizámos um conjunto de objectivos essenciais que passavam pela identificação e operacionalização de um conjunto de Áreas Estratégicas que possibilitassem uma análise transversal a todas as tipologias de Web Sites, pela identificação e operacionalização dos itens de análise componentes dessas Áreas Estratégicas e pela definição de uma escala de pontuação e dos respectivos critérios, de forma a limitar, ou mesmo eliminar, as arbitrariedades de análise. O recurso a uma profunda análise da bibliografia disponível sobre a temática, bem como o recurso à aplicação de inquéritos específicos a peritos sectoriais e a um grupo de utilizadores/avaliadores permitiu a concretização bem sucedida desses objectivos, e contribuiu favoravelmente para a constituição de uma Matriz de Análise, metodologicamente sustentada, onde se inserem as dez Áreas Estratégicas e 104 itens de análise identificados durante o processo de investigação que suporta esta dissertação. A Matriz de Análise assim criada sustenta o processo de análise competitiva de Web Sites numa perspectiva comparada, como inicialmente previsto, permitindo assim a obtenção de uma visão estratégica do mercado que permite antecipar janelas de oportunidade que se revelem gratificantes quer para a actividade comercial, quer para as responsabilidades sociais de empresas e instituições, concretizando de forma inequívoca o potencial do Modelo de Análise Competitiva de Web Sites aqui apresentado e denominado Competitive Analysis Framework – Web (CAFWeb).
Descrição: Tese de Mestrado em Sociologia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3008
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mestrado_final.pdf40,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.