Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3007
Título: O processo de socialização organizacional e as novas realidades do mercado de trabalho : O Caso Específico de um Centro de Formação Profissional
Autor: Simões, Susana Isabel da Silva Gonçalves
Orientador: Kovács, Ilona
Palavras-chave: Socialização Organizacional
Cultura Organizacional
Formas Flexíveis de Trabalho
Novas Tecnologias de Informação
Socialization Organizational
Culture Organizational
Flexible Work Forms
New Information Technologies
Data de Defesa: Nov-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Simões, Susana Isabel da Silva Gonçalves. 2010. "O processo de socialização organizacional e as novas realidades do mercado de trabalho : O Caso Específico de um Centro de Formação Profissional". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: O novo contexto socioeconómico, marcado pela emergência de novas dinâmicas de trabalho e emprego, representa um novo desafio para a Gestão de Recursos Humanos. Neste âmbito, processos como a socialização, que é central na manutenção e desenvolvimento da cultura organizacional, não podem ser conceptualizados e implementados de forma descontextualizada. O presente projecto de investigação centra-se na importância das práticas de socialização organizacional num contexto de pluralismo e diversidade resultante das novas dinâmicas de trabalho e de emprego que caracterizam o século XXI. Em particular, o projecto incide sobre o caso específico de um Centro de Formação Profissional que, conferindo grande importância ao processo de aculturação dos novos colaboradores, enfrenta o seu maior desafio na realização de processos de socialização eficientes, eficazes e adaptados a uma realidade onde existe uma força de trabalho heterogénea em função de diferentes tipos de vínculo contratual. O projecto tem assim por base a necessidade de desenvolver um modelo de socialização adaptado às especificidades do tipo de colaboradores. Trata-se de uma investigação aplicada, ou seja, dirige-se a um problema ou objectivo organizacional específico pelo que a fase de diagnóstico e recolha de dados foi importante para a definição da estratégia e desenvolvimento de um plano de intervenção. Considerou-se essencial obter dados a partir de diversas fontes pelo que se combinaram métodos quantitativos e qualitativos recorrendo-se a duas técnicas de recolha de dados distintas (Entrevista e Inquérito por Questionário). Os resultados obtidos demonstram a importância do processo de socialização e da adequada integração dos diferentes tipos de colaboradores para a prossecução dos objectivos do Centro de Formação. Contudo, as práticas existentes não estão organizadas de modo a configurarem-se como um modelo, carecendo de alguma conceptualização e sistematização pelo que se apresenta uma proposta de intervenção futura onde se equaciona o importante papel das novas tecnologias de informação.
The new socio-economic context, marked by the emergence of new dynamics of work and employment, represents a new challenge for Human Resource Management. In this context, processes such as organizational socialization, which is central to the maintenance and development of organizational culture, cannot be conceptualized and implemented in a decontextualized way. This research project focuses on the importance of socialization practices in the context of pluralism and diversity resulting from the new dynamics of work and employment that characterize the twenty-first century. In particular, the project focuses on the specific case of a Professional Training Centre that, giving great importance to the process of acculturation of new employees, faces his biggest challenge in achieving socialization process that are efficient, effective and adapted to a reality where exists a heterogeneous workforce with different types of contractual relationship. The project is thus based on the need to develop a model of organizational socialization adapted to the specific type of employee. This is an applied research, directed at a specific organizational problem or goal at that stage of diagnosis and data collection was an important key to setting strategy and developing an intervention plan. It was considered essential to obtain data from various sources by which it were combined quantitative and qualitative methods making use of two techniques of data collection (interview and survey by questionnaire). The results demonstrate the importance of the socialization process and the proper integration of different types of employees to achieve the objectives of the Training Centre. However, existing practices are not organized in order to configure itself as a model, lacking systematization and conceptualization and therefore we present a proposal for future intervention which tackles the important role of new information technologies.
Descrição: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3007
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



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