Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2964
Título: Migrações internacionais e política de desenvolvimento nos países de origem: o caso de Cabo Verde
Autor: Tolentino, Nancy Curado
Orientador: Peixoto, João
Palavras-chave: diáspora
remessas
migração temporária
emigrantes
política pública
diaspora
remittances
temporary migration
emigrants
public policy
Data de Defesa: Dez-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Tolentino, Nancy Curado. 2010. "Migrações internacionais e política de desenvolvimento nos países de origem: o caso de Cabo Verde". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: Entre os discursos "migração como um problema" e "emigração como panaceia para as questões de desenvolvimento" evoluem as políticas criadas para gerir o fenómeno migratório. A tendência é instrumentalizar as migrações a favor do desenvolvimento. Parece que ainda não se percebeu que ambos se fomentam mutuamente. Pois, a migração é um tipo de resposta de milhares de pessoas às mudanças nas condições de desenvolvimento. E este, por sua vez, fomenta a mobilidade humana. É neste contexto que se procura perceber de que forma as migrações se relacionam com o desenvolvimento de Cabo Verde, na perspectiva da acção do Estado cabo-verdiano. Faz-se isso através da análise de três elos -- a diáspora, as remessas e os esquemas de migração temporária -- e com o intuito de compreender se a emigração pode ser um factor catalisador e sustentador dos processos de desenvolvimento.
Among the speeches "migration as a problem" and "emigration as a panacea for development issues" evolve policies designed to manage migration. The trend is to instrumentalize migration for development. It looks like it is still not clear that they foment each other. Therefore migration is a type of thousands of people response to changes in development conditions. And this, in turn, encourages human mobility. It is in this context that one seeks to understand how migration is related to the development of Cape Verde, in the Cape-verdean state action perspective, trough the analysis of three links - diaspora, remittances and forms of temporary migration - and in order to understand if migration can be a key catalyst and sustainer of development processes.
Descrição: Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2964
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MigrDesenvCaboVerde_NancyTolentino.pdf612,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.