Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2928
Título: O contributo da arquitectura na apreensão do saber
Autor: Rodrigues, Ricardo Miguel
Orientador: Pacheco, António Pedro
Palavras-chave: Territórios colectivos
Universidade urbana
Lugar escolar
Forma educacional
Contentor do saber
Collective territories
Urban University
Educational form
Container of knowledge
Data de Defesa: Dez-2010
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: RODRIGUES, Ricardo Miguel . O contributo da arquitectura na apreensão do saber. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado
Resumo: Os espaços para a aprendizagem educam e a sua dimensão educativa transmite-se por formas. Isto faz com que o espaço e o homem se aproximem um do outro, estabelecendo-se uma troca. Entender que a arquitectura, enquanto disciplina, possui uma dimensão artística, onde a capacidade de determinar o meio do homem, se transforma numa responsabilidade, a de inscrever nos espaços onde actua: um caractér colectivo e comunitário, de modo a que estes se tornem significantes enquanto lugar antropológico, que se tece de uma perspectiva sistémica. A arquitectura Universitária, constitui-se deste modo, como, um agente físico de expressão cultural no processo de construção de uma identidade humana através de uma articulação entre educação e arte. É desde logo a forma, que dá corpo aos mundos do saber e estudo do homem, interligando pela sua dimensão artística outras formas de saber, dentro de uma prática comum, a da aprendizagem.
Spaces for learning educate and education is transmitted by forms. Understanding this makes the space and the man approach one another, establishing an exchange. Understanding architecture as a discipline, has a dimension of art, where the ability to determine the meaning of man becomes a liability, in order to enter in areas where it operates: a collective character and community, so that they become significant while anthropological place, weaving a systemic perspective. University Architecture is in this way a physical agent of cultural expression in the process of building a human identity through a language between education and art. It is at once a way that gives body to the worlds of knowledge and study of man, his artistic dimension by linking other forms of knowledge within a common practice, learning.
Descrição: Tese de Mestrado em Arquitectura
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2928
Aparece nas colecções:DTAUD - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM 479.pdf74,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.