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Título: Cor. Natureza, ordem, percepção
Autor: Loução, Maria Dulce Costa de Campos
Orientador: Brandão, Augusto Pereira
Palavras-chave: Cor
Comunicação visual
Arquitectura
Percepção
Natureza
Ordem
Data de Defesa: Out-1993
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: LOUÇÃO, Maria Dulce Costa de Campos - Cor. Natureza, ordem, percepção. Lisboa : FA,1992. Tese de Doutoramento.
Resumo: O estudo da cor como consequência de uma série de eventos interdependentes será feito sob três perspectivas: Uma primeira abordagem analisa a cor como um facto, dependente, quer da natureza da luz, quer da especificidade das superfícies, existindo enquanto manifestação destas duas realidades. Uma segunda abordagem observa diversos modos de sistematizar, ordenar e nomear cores; estudo de diversos modelos do facto cromático criados a partir de bases subtractivas, aditivas ou partitivas, onde a cor assume o seu valor de instrumento. Numa terceira abordagem encara a cor como processo: estuda a percepção cromática enquanto síntese de causas neurofisiológicas, psicológicas e culturais. O conjunto das três abordagens irá permitir a compreensão dos factores que regulam o papel da cor enquanto comunicação, bem como a confirmação da sua linguagem intrínseca. COLOUR: NATURE, ORDER, PERCEPTION
Colour is the consequence of a series of inter-related events. The theme’s approach will be made under three points of vue and will seek the analysis, not only of the causes of the cromatic fact, but also of the reasons that lead to the recognition of Colour as communication. A first approach will consider colour as a fact, dependent on, both the nature of light, and the quality of surfaces, and will operate the consequent reading of its several manifestations. At a second level, colour will be regarded as an instrument, consequence of several classifying and naming systems, models for the chromatic fact, here considered under three analysing basis: subtractive, additive and perceptive. A third level of approach will deal with colour as a process; the chromatic perception being the synthesis of neurophysiological, psychological and cultural events. Such observation will allow the understanding and confirmation of colour’s inner language.
Descrição: Tese de Doutoramento em Arquitectura
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2912
Aparece nas colecções:DDCV - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis
BFA - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis

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