UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2905

Título: Memória e sucesso profissional em dança
Autor: Almeida, Lucilene Santos de
Orientador: Rodrigues, Luís Miguel Xarez
Palavras-chave: Audição em dança
Carreira profissional
Comportamento motor
Dança
Experiência em dança
Habilidade motora
Memória de curto prazo
Memória span
Sucesso profissional
Issue Date: 27-Jan-2011
Resumo: Parte fundamental nas capacidades de aprendizado, desenvolvimento e nas relações que são criadas, a memória humana e a sua capacidade de cognição recebem atenção de pesquisadores do mundo inteiro, com destaque para a memória de curta duração. Este estudo teve como objetivo verificar em indivíduos, nomeadamente bailarino(a)s que prestaram audições, para relacionar o desempenho destes em uma habilidade cognitiva: a memória e as experiências motoras prévias. E, a correlação entre o tempo de formação, envolvendo comportamento motor e a memória “span”. Para identificar o sucesso profissional, como resultado de empregabilidade, foram assistidas audições para o ingresso em uma companhia de dança contemporânea. E, para quantificar os níveis da memória span foram aplicados dois testes. O primeiro de memória com ações motoras em ballet clássico e o segundo de memória com ações motoras genéricas. A tarefa consistia em memorizar uma sequência de ações motoras genéricas e de técnica de ballet, em que cada etapa é acrescida mais uma ação, até um total de 12 sequências, com 12 ações motoras, num total de 78 ações motoras com 12 sequências diferentes. Resultados apontam para uma correlação entre a codificação do ballet clássico e os bailarinos(as) que possuem maior tempo de formação nesta técnica, tendo maior capacidade de memorização, tanto para as ações motoras em ballet como para as ações motoras genéricas.
Fundamental part in the capacities of learning, development and the relationships that are created, the human memory and cognition their ability to receive attention from researchers around the world, with emphasis on short-term memory. This study aimed to verify individuals, including dancers who have given hearings, to relate the performance of these in a cognitive skill: the memory and the previous motor experiences. The correlation between time of training, involving motor memory and memory span. To identify professional success as a result of employability, were attended auditions for entrance into a contemporary dance company. And to quantify the levels of memory span were applied two tests. The task consist to memorize a sequence of movements in growing share for a total of 12 with motor actions until the number of 12 motor actions in two memory span test: The first one was motor actions in Ballet and the second was with motor actions generic. Results indicate a correlation between the codification of classical ballet and the dancer (s) that have more time training in this technique, with greater storage capacity, both the motor actions in ballet as the motor actions generic.
Descrição: Mestrado em Performance Artística - Dança
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2905
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Mestrado_Lucilene_PDF.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE