Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2830
Título: A importância da intervenção psicomotora em crianças com dificuldades de aprendizagem específicas da leitura
Outros títulos: Estudo do impacto de metodologias específicas de intervenção psicomotora em crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na aprendizagem da leitura
Autor: Codeço, Ana Isabel Mendes
Orientador: Cruz, Vitor Manuel Lourenço da
Palavras-chave: Aprendizagem da leitura
Dificuldades de aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem específicas da leitura
Intervenção psicomotora
Leitura
Psicomotricidade
Data de Defesa: 20-Jan-2011
Citação: Codeço, Ana 2010) - A importância da intervenção psicomotora em crianças com dificuldades de aprendizagem específicas da leitura. Estudo do impacto de metodologias específicas de intervenção psicomotora em crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na aprendizagem da leitura. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este artigo foi realizado no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa. Pretende-se relacionar a psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem Específicas da Leitura (DAEL), percebendo a sua interacção e a importância da intervenção psicomotora como método para tornar o indivíduo um melhor leitor. Neste sentido, inicialmente, define-se o que é a Psicomotricidade e quais os processos inerentes. De seguida, faz-se um levantamento das definições existentes de dificuldades de aprendizagem, seguido do conceito de leitura e de DAEL. Termina-se com as implicações da Psicomotricidade nas DAEL, isto é, como é que a Psicomotricidade pode melhorar as DAEL.
ABSTRACT : This article was developed under the Master degree in Psychomotor Rehabilitation, of the Faculty of Human Kinetics, Technical University of Lisbon. The aim is to relate Psychomotricity and Specific Learning Disabilities in Reading (SLDR), realizing their interaction and the importance of psychomotor intervention as a method to make the individual a better reader. In this sense, initially, we define what Psychomotricity is and which processes are envolved. Subsequently, we made a reference to several existing definitions of learning disabilities, followed by the concept of reading and SLDR. It ends with the implications of Psychomotricity in SLDR, this is, how psychomotricity can improve SLDR.
Resumo do artigo prático "Estudo do impacto de metodologias específicas de Intervenção Psicomotora em crianças do 3º ano 3 do 1º ciclo do Ensino Básico com Dificuldades na Aprendizagem da Leitura" - Este artigo foi realizado no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa. Baseia-se na intervenção feita a seis crianças do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola pública de Lisboa. O objectivo deste estudo é perceber a relação existente entre a psicomotricidade e as dificuldades na aprendizagem da leitura, e se a intervenção psicomotora permite uma melhor leitura. Este artigo está organizado numa primeira parte de revisão bibliográfica, seguindo do estudo efectuado.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2830
Aparece nas colecções:EER - Teses de Mestrado
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo Teórico Final.pdfDocumento principal164,04 kBAdobe PDFVer/Abrir
Artigo Prático Final.pdfArtigo prático476,6 kBAdobe PDFVer/Abrir
Instrumento de Intervenção.pdfInstrumento de intervenção54,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.