Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2815
Título: Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
Autor: Carvalho, Laurianne Costa de
Orientador: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Palavras-chave: Consumo
Fitness
Lealdade
Mulher
Satisfação
Valores
Data de Defesa: 2010
Citação: Carvalho, Laurianne (2010)- Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo pretende verificar em que medida os valores influenciam a lealdade e a satisfação no consumo de fi tness em ginásios de mul heres. Foram recolhidos 489 questionários em cinco ginásios da marca VivaFit em Lisboa. O questionário foi composto pel o modelo teórico de valores de Schwartz (1992), e os indicadores de satisfação e lealdade a prática de exercício físico de Vilares e Coelho (2005). Através da análi se factorial identificamos que a: benevolência, tradição, conformidade e segurança, são valores mais importantes para aumentar a satisfação com as aulas. No entanto, as regressões lineares indicam, que a conformidade tem impacto reduzido para explicar a satisfação com os serviços. Os valores que mais explicam a lealdade são a conformidade e a autodirecção. A análise sociodemográfica indica que a maioria das sócias pertence ao grupo etário entre os 21 e 40 anos, existindo diferenças mediante as habilitações literárias, proximidade geográfica e tempo de prática de fitness. Concluímos que: os val ores influenciam a lealdade e a satisfação; quanto maior for a satisfação, maior será sua lealdade; a grande maioria das sócias se encontra satisfeitas e leais.
ABSTRACT: This research intends to verify in wich measure the values influence the loyalty and satisfaction on fitness consumption in women gymnasium. A total of 489 questionnaires were answered on 5 VivaFit’s gymnasiums in Lisbon. The questionnary was composed by theorics values model of Schwartz (1992), and key indicators of lealty and satisfaction for fisical exercise practice of Vilares e Coelho (2005). Through factorial analyses we identified the benevolence, tradition, conformity and security are the most important values to get satisfaction up in classes. However linear regressions indicate, that the conformity has a reduced impact to explain the satisfaction with services. The values whose explain the loyalty are conformity and self direction. Sociodemographic analisys indicates that most of members belong to age group between 21 and 40 year s, with existed differences by literals habilitations, geographic closeness and fitness time of practice. We have concluded that: the values influence loyalty and satisfaction; the grater the satisfaction is, the biggest will be your loyalty; the most members are satisfied and loyal.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2815
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Laurianne.pdf952,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.