Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2794
Título: Estudo caso : factores críticos de sucesso no lançamento de um produto farmacêutico
Autor: Gonçalves, Levi Miguel Vinagre
Orientador: Mateus, Augusto
Palavras-chave: Factores críticos
Lançamento
Indústria Farmacêutica
Data de Defesa: 2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Gonçalves, Levi Miguel Vinagre. 2010. "Estudo caso : factores críticos de sucesso no lançamento de um produto farmacêutico". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: O Mercado Farmacêutico por ser cada vez mais dinâmico está cada vez mais complexo. A definição do marketing mix, nomeadamente a alocação de recursos ao nível das variáveis de marketing é uma tarefa extremamente complexa. Os Gestores de Marketing Farmacêutico são frequentemente interrogados e convidados a demonstrar qual a forma de aumentar a eficácia dos seus investimentos. No entanto, poucas empresas monitorizam os investimentos das acções efectuadas das suas marcas ou do conjuntos das marcas, de forma a optimizar os investimentos e a maximizar as oportunidades para crescer e gerar lucro. Com os desafios crescentes do Mercado e com os recursos internos decrescentes, as equipas de marketing lideradas pelo Gestor de Produto estão sobre uma pressão crescente, no sentido de aumentarem o valor da sua marca - rapidamente. Uma melhor compreensão sobre quais os factores Críticos de Sucesso no lançamento de um produto farmacêutico é fundamental. O levantamento bibliográfico destaca vários Factores Críticos considerados importantes para o Sucesso de um lançamento de um produto Farmacêutico. O Estudo Caso, investigou 4 produtos farmacêuticos da área da Oncologia, dois actualmente na fase de lançamento e 2 num período de maturidade. Conclusão: este trabalho dá-nos algumas indicações de que o factor que mais influencia os primeiros é o investimento em congressos internacionais e os que influenciam os segundos os investimentos em congressos nacionais.
In today's complex and dynamic market, promotional allocations and mix planning are formidable tasks. Pharmaceuticals' executives are increasingly being asked to demonstrate how they can best deliver clear returns on investment. Currently few companies measure or model their investments, tactics and budgets mix within brands and across portfolios to optimize the use of budgets in order to maximize opportunities to grow and for profit. With market challenges growing and internal resources becoming increasingly stretched, brand teams are under mounting pressure to deliver brand value - quickly. A full understanding of the key factors to drive brand performance is critical to achieving this goal. Results form bibliography research highlights several critical factors for the successful launch of a pharmaceutical product. This Case Study, investigated 4 pharmaceutical products in the Oncology market: 2 currently in a launch phase and the other 2 in a mature period, considering their life cycles. Conclusion: According to this study the most influencing factor for launching phase products are international conferences and for mature products are national congresses.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2794
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



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