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Título: Descentralização de competências e actividades de enriquecimento curricular
Autor: Rosado, Carla Cristina da Silva
Orientador: Pereira, Paulo T.
Palavras-chave: despesa governamental e educação
educação
finanças da educação
política governamental
government expenditures and education
education
educational finance
government policy
Data de Defesa: Nov-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rosado, Carla Cristina da Silva. 2010. "Descentralização de competências e actividades de enriquecimento curricular". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: Ano após ano, e apesar das melhorias significativas observadas na última década, as comparações a nível internacional mostram que, não obstante o investimento realizado, Portugal continua a apresentar resultados insatisfatórios em termos de abandono e insucesso escolares. Neste estudo, efectua-se um diagnóstico de implementação do Programa das actividades de enriquecimento curricular a nível nacional, com base em indicadores materiais e financeiros e uma apreciação do actual modelo de financiamento. Efectua-se também, uma análise ao nível concelhio, baseada no financiamento público atribuído às actividades de enriquecimento curricular e nas condições socioeconómicas e educativas da população e dos alunos. Os resultados, sugerem que o actual modelo de financiamento não está porventura a ser orientado para aquilo em que é mais eficaz do ponto de vista do sucesso educativo. Esta análise pretende sugerir recomendações para a melhoria da sua aplicação, bem como indicar algumas orientações para investigações futuras a desenvolver nesta área.
Year after year, and despite significant improvements observed in the last decade, international comparisons show that, despite the investment, Portugal still has unsatisfactory results in terms of school failure and dropout. This study, carried out a diagnosis of extracurricular activities Program implementation, at the national level, based on material and financial indicators and an assessment of the current funding model. It also performs an analysis of county level, based on public funding allocated to extracurricular activities and socio-economic conditions and education of the population and the students. The results, suggest that the current funding model is not perhaps being driven in that it is more effective in terms of educational success. This analysis is intended to suggest recommendations for improved implementation and indicate some directions for future research to develop this area.
Descrição: Mestrado em Finanças
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2776
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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