Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2768
Título: Developing innovation strategies within multinational enterprises
Autor: Pires, José Pedro Barreto Gamito
Orientador: Curado, Carla
Palavras-chave: Multinational Enterprises
Innovation Strategies
Research and development strategies
Empresas Multinacionais
estratégias de inovação
estratégias de pesquisa e desenvolvimento
Data de Defesa: Nov-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pires, José Pedro Barreto Gamito. 2010. "Developing innovation strategies within multinational enterprises". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: Research on multinational enterprises and innovation is widely available and in continuous development. The issue is how to organize such amounts of information. A review of the main theories of innovation is presented and a model for its conceptualization is proposed. Both general and specific research and development strategies are analyzed. Moreover, external organizational modes are discussed with a main focus on the innovation perspective. In addition, the innovative capabilities of national enterprises are questioned, in terms of their limitations. Then, gradual processes of internationalization are contrasted with those of born globals and three main challenges multinationals may face while managing innovation, are presented. The comparison of innovation in multinational enterprises and national enterprises is established. Based on the literature, it seems that multinational diversity provides higher innovation levels. The propositions generated in this thesis suggest support to this assumption, which may be confirmed in future research tests.
Existe uma extensa e crescente literatura sobre multinacionais e inovação. Para os interessados nestes temas é por vezes complicado organizar e absorver tamanhas quantidades de informação. Uma revisão das teorias principais de inovação são apresentadas bem como um modelo para a sua conceptualização. As estratégias de pesquisa e desenvolvimento são analisadas tanto a um nível geral como a níveis mais específicos. Além disso, são analisados os diferentes modos de organização externos na perspectiva da inovação. As capacidades inovadoras das empresas nacionais são discutidas em relação às suas limitações. Seguidamente, os processos graduais de internacionalização são contrastados com aqueles das bom globais. São ainda apresentados três desafios à gestão da inovação com que as multinacionais se podem deparar. Posteriormente, as vantagens e desvantagens das multinacionais face às empresas puramente nacionais são discutidas em matéria de inovação. Com base na literatura, parece que a diversidade multinacional contribui de forma positiva para aumentar os níveis de inovação nas empresas. As proposições desenvolvidas neste estudo sugerem que o seu teste em estudos futuros poderá suportar esta asserção.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2768
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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