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Título: Equinococose-hidatidose: formação a crianças de seis concelhos do distrito de Évora
Autor: Alves, Solange Carolino
Orientador: Louzã, Armando
Pedroso, Laurentina
Palavras-chave: Equinococose-Hidatidose
Formação
Crianças
Inquéritos
Echinococcosis-Hydatid disease
Education
Children
Inquiries
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária
Resumo: Com este estudo pretendeu-se obter informação sobre os conhecimentos relativos à Equinococose-Hidatidose por uma população de 561 crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade de escolas dos agrupamentos de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz e de Vila Viçosa. Os objectivos específicos foram: (i) a obtenção de informação sobre condições e comportamentos relacionados com a probabilidade de contacto com o agente da doença; (ii) a obtenção de informação relativa aos conhecimentos à priori; (iii) determinação da alteração de conhecimentos após a realização de formação sobre o tema e também após seis meses. Regista-se que a maior percentagem das crianças é detentora de vários animais sendo os canídeos o animal de eleição e com o qual têm por hábito brincar; uma percentagem significativa brinca regularmente em locais onde se encontram fezes de canídeo. 80% das crianças revelou desconhecimento da doença, no primeiro inquérito. Perante o segundo inquérito praticamente todas as crianças sabem o que é a doença. No terceiro inquérito, manteve-se o nível de quase 100% de crianças que indicaram correctamente todos os comportamentos adequados para evitar a doença.
ABSTRACT: This study was performed to obtain data concerning the knowledge of Echinococcosis-Hydatid disease by 561 children of the third and fourth year of primary school in the municipalities of Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz and Vila Viçosa, all located in Alentejo region. The specific objectives are: (i) to obtain information concerning population behaviour and conditions related to the probability of contagion with the parasite; (ii) to obtain data related to the children knowledge of the disease, before the session; (iii) to determine the difference of retained knowledge by children, both after the education session and after a six month period. The results show that the majority of children has several animals at home being the dog the most important. A significant percentage of children plays regularly in places where usually dog feces can be found. 80% percent of children do not know the disease in the first inquiry. Through the second inquiry, almost all children is acquainted with the disease. At the third inquiry, almost 100% of children can correctly recognized most of the preventive behaviour regarding the disease
Descrição: Dissertação de Mestrado em Saúde Pública Veterinária
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/250
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