Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2435
Título: Trabalhar com ritmo: A influência da música na satisfação e produtividade no trabalho
Autor: Fonseca, Ana Cristina da Silva
Orientador: Veríssimo, José Manuel
Palavras-chave: Marketing de serviços
estímulos ambientais
música
trabalho
escritório
funcionários
satisfação
produtividade
Marketing services
environmental stimuli
music
work
office
employees
satisfaction
productivity
Data de Defesa: Set-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Fonseca, Ana Cristina da Silva. 2010. "Trabalhar com ritmo: A influência da música na satisfação e produtividade no trabalho". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: O impacto dos estímulos ambientais no comportamento e satisfação dos consumidores tem ganho cada vez mais importância no sector dos serviços, sendo que o funcionário é, tipicamente, ignorado na limitada investigação sobre atmosfera em marketing. Apesar de, no início do século XX, ter surgido um fluxo de interesse sobre os possíveis benefícios da música no trabalho, os estudos nesta época levaram a resultados muito variáveis e basearam-se, quase exclusivamente, em ambientes fabris, sendo necessário aprofundar esta área na realidade dos nossos dias. Esta dissertação explora a influência dessa variável atmosférica num escritório, observando os seus efeitos ao nível da satisfação e produtividade dos funcionários. De modo a concretizar um modelo explicativo, que testasse a importância destes factores, procedeu-se à recolha de dados quantitativos através de uma amostra por conveniência. Os resultados obtidos, através de uma análise multivariada, mostraram que a música influencia positivamente a satisfação dos funcionários, embora não se registasse qualquer efeito na sua produtividade. Observou-se ainda que são os funcionários extrovertidos e conscientes quem revela índices de satisfação mais elevados quando sujeitos a um estímulo musical. Além das implicações para a teoria, este estudo realça a necessidade de se alcançar um entendimento mais amplo da extensão com que a música pode ser usada para influenciar respostas que sejam benéficas para as empresas, influenciando positivamente as disposições e expectativas dos funcionários.
The impact of environmental stimuli in the behavior and satisfaction of consumers has gained increasing importance in the services sector, being the employee typically ignored in the limited research on marketing atmospherics. Although in the early twentieth century interest has increased about the possible benefits of music at work, studies led to widely varying results and relied almost exclusively on manufacturing settings, caring for additional research. This dissertation explores the influence of music in an office, observing its effects on the satisfaction and productivity of employees. Results obtained through a multivariate analysis showed that music positively influences employee satisfaction, although there was no significant effect on productivity. It was also observed that extroverted and conscientious employees revealed higher satisfaction rates when subjected to a musical stimulus. This study highlights the need to achieve a broader understanding of the extent to which music can be used to influence responses that are beneficial to companies, positively influencing the provisions and expectations of employees.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2435
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado_FINAL.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.