Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2389
Título: O Sistema Bancário Português: Eficiência e outras propostas de valor
Autor: Silva, Catarina Pita de Vasconcelos Coelho da
Orientador: Ferreira, Maria Cândida
Palavras-chave: Eficiência
Produtividade
Sistema Bancário Português
Stochastic Frontier Analysis
Operadores Postais
Efficiency
Productivity
Portuguese Bank System
Stochastic Frontier Analysis
Postal Operators
Data de Defesa: 22-Set-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Silva, Catarina Pita de Vasconcelos Coelho da. 2010. "O Sistema Bancário Português: Eficiência e outras propostas de valor". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: O Sistema Bancário Português (SBP) tem evoluído ao longo dos últimos vinte anos, não só ao nível do desempenho financeiro e do número de instituições bancárias que o compõe, como ao nível, dos objectivos económicos que pautam os gestores destas empresas. O aumento da concorrência e a globalização estão na base da procura de melhores práticas de mercado e na crescente procura da produtividade e da eficiência das instituições. A utilização do método paramétrico, Stochastic Frontier Analysis (SFA), permitiu estudar a eficiência de vinte e quatro Instituições Financeiras (IF), que operaram em Portugal entre 2000 e 2008. Assume-se como premissa que a eficiência do SBP é dada por factores empresariais, nomeadamente pelo Resultado Líquido das Instituições e não se adopta a Teoria da Intermediação dos Mercados Financeiros. Conclui-se que o total do activo, os recursos captados, o crédito concedido e rácio custos sobre o produto bancário (ou, cost to income), permitem explicar a eficiência técnica do SBP, com nível de significância de 95%. A eficiência técnica ronda os 70%, aumentando apenas quando introduzido o efeito conjunto entre o total do activo e o volume de crédito concedido, das IF em análise, para um nível superior, de aproximadamente 75%. A actividade desempenhada pelas instituições postais francesa, italiana e suiça (La Banque Postal, Banco Posta e Post Finance, respectivamente), são exemplos de outras propostas de valor e de outras formas de eficiência do mercado de retalho bancário. Em Portugal, os CTT detêm um posicionamento singular e reúnem características (como a proximidade com a população, através de uma rede capilar de atendimento e uma marca de confiança) que lhes dão legitimidade para a venda de produtos financeiros, simples e fáceis de perceber pelo mass-market.
Over the past twenty years the Portuguese Bank System has been suffering a huge number of modifications, related with the financial activity performance, economic goals and the number of institutions performing in the market. The best market practices and efficiency are often related with globalization phenomenon and with the increasing of competitiveness among the financial markets. A Stochastic Frontier Model is used to study the efficiency in twenty four Financial Institutions operating in Portugal between 2000 and 2008. It has been assumed that the efficiency of the Portuguese Bank System is related with the economic goals including the Net Profit of the Institutions that are related with total of net income of any Financial Institution, thus it has not been assumed the theory of Financial Intermediation as a basic hypothesis of the model. It follows that the total assets, the funds raised, the credit granted and the cost to income ratio, can explain the technical efficiency of the Portuguese Bank System, with a significant level of 95%. The technical inefficiency is around 70% and the author proposes to assume a "joint effect" between total assets and lending to, in the IF analysis, so that the technical inefficiency increased to a higher level, approximately 75%. The French, Italian and Swedish Postal Operators (La Banque Postal, Banco Posta e Post Finance) are also a benchmarking of efficiency among the Bank Retail Market. CTT is the Portuguese Postal Operator and it holds a unique position and feature characteristics related with its proximity to the population, the density of its branches network and with its strong image in the Portuguese Market. These characteristics are the basic pillars to support the legitimacy and the credibility to sell financials products with no add-ons to the mass-market target.
Descrição: Mestrado em Ciências Económicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2389
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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