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Título: As potencialidades do "Ponto de Compra" como meio de comunicação. Aplicação ao sector dos produtos lácteos refrigerados em Portugal
Autor: Matos, Paula Carvalho
Orientador: Romero, Jorge
Palavras-chave: consumidor
comprador
comunicação
ponto de compra
marketing integrado
apelatividade das mensagens
medição de eficácia
consumer,
shopper
communication
point of purchase
integrated marketing
message appeal
effectiveness measuring
Data de Defesa: Fev-2005
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Matos , Paula Carvalho. 2005. "As potencialidades do "Ponto de Compra" como meio de comunicação. Aplicação ao sector dos produtos lácteos refrigerados em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: O consumidor é hoje o ponto fulcral de todas as estratégias de marketing. Dada a crescente pressão da concorrência e a volatilidade dos mercados, as empresas sentem necessidade de estar sempre um passo mais à frente de forma a surpreendê-lo, a criar-lhe estímulos, a ganhá-lo para si numa batalha diária e dura. Este trabalho pretende fundamentalmente ajudar os leitores a perceber as potencialidades do local onde grande parte das decisões de compra são tomadas e onde as marcas podem actuar junto dos seus públicos mais perto do momento da compra: o ponto de compra; as lojas. Tem também como objectivo despertar o interesse para as formas de comunicação alternativas à media tradicional (televisão, rádio e imprensa), demonstrando a necessidade de complementariedade entre os meios above the Une (mass media) e below the Une (todos os restantes). Numa primeira parte é apresentada uma visão do que existe publicado a nível científico sobre a temática, especialmente dos modelos de análise da comunicação no ponto de compra. Obviamente para poder compreender como actuar nas lojas e com os instrumentos de comunicação disponíveis, é primeiro necessário perceber o que move os consumidores e os compradores, apresentando-se assim também a respectiva pesquisa bibliográfica nessa área. Posteriormente é apresentada a metodologia a ser utilizada, o caso de algumas marcas de refrigerados da Nestlé em Portugal e uma súmula dos resultados da investigação junto de agências de comunicação, responsáveis de marketing de cadeias de retalho e um cash & carry, e consumidores/compradores.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2310
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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