Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2241
Título: A liderança na gestão dos processos de inovação e a longevidade das empresas
Autor: Graça, Paula Manuela Antunes da
Orientador: Laranja, Manuel Duarte
Palavras-chave: Gestão de Inovação
Estratégia
Liderança
Sustentabilidade
Innovation Management
Strategy
Leadership
Sustainability
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Graça, Paula Manuela Antunes da. 2010. "A liderança na gestão dos processos de inovação e a longevidade das empresas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: O estudo pretende identificar instintos de sobrevivência nas empresas que as façam transcenderem-se, ganharem solidez e capacidade de afirmação competitiva, com vista a ultrapassarem a actual crise económica e a alcançarem elevados índices de longevidade. Os ventos actuais são de acelerada mudança de paradigma, impondo-se o desenvolvimento de conhecimentos e competências de liderança e a percepção de novos desafios e oportunidades, num esforço permanente de inovação de produtos, de processos, de marketing e organizacionais. O objectivo é identificar convergências ao nível da liderança e da gestão da inovação que sirvam de referência a outras empresas portuguesas. O trabalho baseia-se em três estudos de casos de empresas com mais de três décadas de existência "bem sucedidas". Os principais resultados são discutidos e reflectem a importância de tentar responder a questões intemporais, tais como: Quais as acções diárias necessárias para conciliar a gestão de curto prazo com a de longo prazo? Quais os exemplos e regras básicas a seguir? Como é possível rejuvenescer as empresas sistematicamente e de forma sustentada?
The present study attempts to identify organizational survival instincts that will, in turn, allow them to overcome difficulties, transcend themselves, gain solidity and competitive skills. This is important to exceed the present economic crisis and to reach high longevity indices. These are changing winds, forcing a change of paradigm and the development of leadership knowledge and skills, as well as the perception of new challenges and opportunities, in a systematic effort of organization, marketing, product and processes innovation. The goal is to identify leadership level convergence and innovation management, witch can serve as a role model or a reference to other Portuguese organizations. The study is based on three case studies of organizations with more than three decades of successful existence. The main results are extensively discussed and reflect the importance of responding to timeless questions, such as: What are the necessary actions to patch up the short term management with the long term management? What are the examples and basic rules to follow? How can organizations systematically and sustainably regenerate and renew themselves?
Descrição: Mestrado em Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2241
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.