Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2164
Título: Características psicográficas no consumo de Fitness em ginásios de mulheres
Autor: Coelho, Vitor José Batista
Orientador: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Palavras-chave: Características socioeconómicas
Estilos de vida
Fitness
Motivação
Mulher
Variáveis psicográficas
Data de Defesa: 16-Mar-2009
Resumo: O objectivo deste trabalho é verificar as características psicográficas dos estilos de vida e motivações no consumo de fitness em ginásios de mulheres. Para o efeito, foi aplicado um questionário a uma amostra constituída por 943 mulheres, entre os 14 e os 71 anos, na cadeia de ginásios Vivafit, em Portugal continental e ilhas. Estudaram-se, numa primeira fase, as variáveis psicográficas, através de uma análise factorial ao questionário VALS, tendo identificado e hierarquizado cinco estilos de vida (As Aventureiras, As Fazedoras, As Interessadas pela moda, As confiantes, e as Curiosas pela mecânica). Numa segunda fase, identificámos e hierarquizámos os principais motivos para a prática de exercício físico, utilizando o questionário EMI-2 (Manter-se saudável, Revitalização e Agilidade). A análise socioeconómica das variáveis psicográficas indica uma grande variabilidade entre as consumidoras tendo sido encontradas diferenças significativas no grupo etário, na frequência semanal, no conhecimento da concorrência, no rendimento, no estado civil, e no nível de formação (habilitações literárias), o que nos permitiu realizar o perfil das consumidoras.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação Desportiva
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2164
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
vitor coelho_tese.pdf8,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.