Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2142
Título: Avaliação da fluência na leitura em crianças com e sem necessidades educativas especiais : validação de uma prova de fluência na leitura para o 2º ano do 1º C.E.B.
Autor: Ferreira, Rui Daniel Silvestre
Orientador: Cruz, Vitor Manuel Lourenço da
Palavras-chave: Avaliação da leitura
Fluência
Precisão
Velocidade na leitura
Data de Defesa: 28-Mai-2009
Resumo: A leitura é uma aprendizagem básica e uma das ferramentas imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano, condicionando inevitavelmente o sucesso da aprendizagem. As dificuldades na leitura impõem constrangimentos que se reflectem ao longo da vida diminuindo perspectivas futuras. Ao fazer avaliações atempadas do desenvolvimento das competências da leitura é possível identificar problemáticas e intervir com sucesso. O propósito desta investigação foi criar um instrumento que permitisse avaliar a fluência de leitura (precisão, prosódia, velocidade) no final do 2º ano de escolaridade, porque supostamente, a partir deste momento os alunos adquirem uma leitura fluente. Assim, seleccionados três textos incluídos no Plano Nacional de Leitura realizámos dois estudos. O primeiro estudo com objectivo de escolher o texto com melhores qualidades psicométricas (índice de dificuldade, poder discriminativo, fidelidade, validade externa) e o segundo com finalidade de comparar a fluência de leitura dos alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais. Escolhido o que apresentava as melhores qualidades psicométricas, verificámos pela comparação de resultados que este nos permitia diferenciar alunos com e sem NEE em alguns aspectos que caracterizam a fluência na leitura: precisão (substituições, número de palavras não lidas e de erros); prosódia (nas virgulas, pontos finais e de interrogação) e velocidade (tempo e índice de velocidade).
Reading is a basic learning act and an indispensable tool for human being development, affecting inevitably, in all areas, the success of learning. Difficulties in reading impose constraints that are reflected throughout life, reducing future prospects. Thus, by making assessments of the reading skills development, at the correct moments, in time, one can identify problems and interfere successfully. The purpose of this research was to create an instrument that would assess the reading fluency (accuracy, prosody, velocity) at the end of the 2nd school year, generally considered as the point where students acquire a reading fluency. After an initial selection of three texts from the National Reading Plan, two complementary studies were developed. One with the objective of selecting the text with the best psychometric qualities (difficulty index, discriminative capacity, fidelity, external validation) and a second study aiming at comparing the reading fluency of students with and without Special Education Needs. Applying the text selected by its psychometric qualities, we verified by comparing results, that it enabled the differentiation of students with or without Special Educational Needs in some of the characteristic aspects of reading fluency: accuracy (substitutions, number of words not read and mistakes), prosody (in commas, periods and question marks) and velocity (time and velocity indexes).
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2142
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
EER - Teses de Mestrado

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