Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2122
Título: A empresa em rede no contexto das novas configurações organizacionais
Autor: Serrano, Maria Manuel
Palavras-chave: Novas formas de empresa
empresa pos-taylorista
empresa em rede
externalização
dimensão relacional
formas híbridas de organização
Data: 2010
Editora: ISEG - SOCIUS
Citação: Serrano, Maria Manuel. 2010. "A empresa em rede no contexto das novas configurações organizacionais". Instituto Superior de Economia e Gestão – SOCIUS Working papers nº 4/2010
Relatório da Série N.º: SOCIUS Working papers;4/2010
Resumo: Neste texto procura-se abordar a temática da empresa em rede, no âmbito das novas configurações organizacionais. Num primeiro tópico aborda-se o imperativo de adaptação que se coloca às empresas, por força das alterações ambientais que ocorrem perto da década de 1980. O contexto sócio-económico que se desenha a partir de então, mostra a inadequação das formas de empresa e dos modelos de gestão organizacional instalados para responder à crise e simultaneamente impulsiona a emergência de novas formas de empresa. A empresa em rede é, entre outras, uma das configurações organizacionais que procura responder aos desafios ambientais de modo inovador e por isso funda-se em novos pressupostos e novos valores. Entre as suas características mais marcantes refira-se a dimensão relacional, a concentração no core business ou o potencial de difusão de aprendizagens pelos vários elementos da rede. Enquanto forma institucional alternativa, a empresa rede é classificada como uma forma híbrida de organização, quer pela perspectiva interorganizacional, quer pela forma como combina e integra as características das duas formas tradicionais de coordenação económica (mercado e hierarquia). Finalmente discute-se o papel das PME's nas redes, o qual é determinado pelo modelo de relacionamento entre essas empresas e uma empresa pivot.
Descrição: Este texto é parte de um capítulo elaborado no âmbito da dissertação de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações, com o tema Estratégias e Práticas de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Estudos de Caso numa Rede de Empresas (aprovada pelo ISEG/UTL em Maio de 2009).
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2122
Versão do Editor: http://pascal.iseg.utl.pt/~socius/publicacoes/wp/WP_4_2010.pdf
Aparece nas colecções:SOCIUS - Documentos de Trabalho / SOCIUS - Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
WP_4_2010.pdf429,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.