Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/2105
Título: Regulação e concorrência dos transportes colectivos urbanos: a Região Metropolitana de Lisboa
Autor: Carvalho, Ana Clara Pereira dos Santos
Orientador: Martins, Vítor
Palavras-chave: Mobilidade
intermodalidade
multimodalidade
transporte urbano
instituições de regulação
financiamento do transporte
mobility
intermodality
multimodality
urban transport
regulatory institutions
financing of transport
Data de Defesa: Mai-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Carvalho, Ana Clara Pereira dos Santos. 2010. "Regulação e concorrência dos transportes colectivos urbanos: a Região Metropolitana de Lisboa". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: As áreas urbanas são os motores da economia, do desenvolvimento e do progresso de qualquer sociedade. Actualmente a maior parte da população europeia vive nas áreas urbanas, esta tendência poderá trazer dificuldades para a mobilidade dos cidadãos nos grandes centros urbanos. Por isso é essencial que exista um papel mais activo das autoridades públicas na determinação de soluções que proporcionem uma urbanização sustentável no longo prazo. Das várias dificuldades provocadas pelo aumento de população urbana podemos salientar a redução da qualidade de vida do cidadão e consequentemente da saúde pública, o congestionamento do trânsito e os danos provocados no meio ambiente. Este trabalho visa estudar a regulação e a concorrência dos transportes urbanos em algumas áreas metropolitanas europeias, demonstrando que o mercado de transporte urbano não funciona numa base comercial. Neste contexto iremos descrever algumas situações tipo do funcionamento do transporte colectivo urbano metropolitano, identificar as falhas de mercado existentes no sector e mostrar que é possível introduzir mecanismos de concorrência no sistema de transporte urbano. Os resultados obtidos permitem concluir que o mercado de transportes urbanos carece de mecanismos de regulação e de concorrência que o tornem mais competitivo, face ao transporte individual.
Urban areas are the engine of the economy, development and the progress of any society. Currently most of the European population lives in urban areas, this trend may bring difficulties for the mobility of citizens in the great urban center. Therefore it is essential to have a more active role of public authorities in determining solutions that offer sustainable urbanization in the long term. Of the various problems caused by the increase of urban population, we can point the reduction of quality of life of citizens and therefore public health, traffic congestion and the damage caused in the environment. The purpose of this work is to study the regulation and competition of urban transport in some metropolitan areas, demonstrating that the urban transport market does not work on a commercial basis. In this context we will describe some situations type operation of public transport in urban metro, identify market failures in the industry and show that it is possible to introduce competition mechanisms in the urban transport system. The results obtained allow concluding that the market for urban transport needs regulatory mechanisms and competition in order to successfully compete with the private transport.
Descrição: Mestrado em Economia e Politicas Públicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2105
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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