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Título: Escolha do curso e da faculdade a frequentar : de estudantes de MBA e Mestrados de Gestão, de Mestrados de Marketing e de Mestrados de Economia
Autor: Alves, José Guilherme Santos
Orientador: Duarte, Maria Margarida
Silva, Rui Brites Correia da
Palavras-chave: estudantes
atributos de escolha
reputação
ensino superior
processo de decisão de escolha da faculdade
marketing
MBA/Mestrados
comportamento de compra
students
choice attributes
reputation
higher education
decision making process to choose faculty
marketing
MBA/Masters
buyer behaviour
Data de Defesa: Abr-2010
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Alves, José Guilherme Santos. 2010. "Escolha do curso e da faculdade a frequentar : de estudantes de MBA e Mestrados de Gestão, de Mestrados de Marketing e de Mestrados de Economia". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: O agravamento das condições concorrenciais no mercado do conhecimento, designadamente no do ensino superior, coloca novos desafios às faculdades que antes se postavam passivamente à espera de decidirem se aceitavam ou não os candidatos que se lhes propunham, mas que actualmente disputam com ferocidade a conquista de estudantes para os seus cursos. A nova situação de competitividade, exige um conhecimento aprofundado dos processos de decisão que levam os estudantes a tomarem as suas decisões sobre curso e faculdade a frequentar. Tal requer da parte das universidades a análise e revisão das suas prioridades em matéria de organização, designadamente no que respeita à função marketing. O marketing proporcionará os estudos necessários ao conhecimento das motivações dos estudantes, que serão decisivas para os trabalhos de construção da imagem e reputação, indispensáveis à nova vida em mercados concorrenciais. Esta investigação estuda o processo de escolha do MBA/ou outro curso de mestrado e da faculdade a frequentar, através dos múltiplos atributos de que se reveste, e de como são encarados pelos estudantes. De realçar as diferenças de posição que ressaltam nas escolhas dos estudantes em função dos diferentes cursos de mestrado em economia, gestão e marketing que frequentam.
The more and more difficult competitive conditions in the knowledge market, namely in higher education, brought new challenges to faculties, that before were only passive spectators waiting for their own decision to accept or not the candidates fighting for a place, but that actually are struggling hard to attract enough students to all their courses. The new competitive scenario, requires a deeply knowledge of decision process took by students during their choice about faculty where they want to accomplish their studies, requesting from the universities the need of re examine their priorities concerning the organization, namely about marketing role. Marketing will provide necessary research to learn students’ motivations, that will be critical to build up school’s image and reputation, indispensable to their new life in high competitive markets. This research will turn around a deep study about the process of making a choice for specific MBA/ or another higher education course and faculty, through several defining attributes and how they are faced by students. From different Masters of economy, management and marketing, student’s choices processes revealed important differences that have to be enhanced.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1842
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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