Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1763
Título: Relatório Final do projecto FORSEE. Uma rede europeia de zonas piloto para a avaliação de critérios e indicadores de gestão florestal sustentável - Portugal Centro
Autor: Faias, Sónia
Morais, Paulo
Dias, Susana
Morão, Sara
Tomé, Margarida
Páscoa, Fernando
Ôchoa, Pedro
Palavras-chave: floresta
gestão florestal
sustentabilidade
Portugal
Data: Abr-2007
Editora: Instituto Superior de Agronomia. Centro de Estudos Florestais
Citação: Faias S., Morais P., Dias S., Morão S., Tomé M., Páscoa F., Ôchoa P., 2007. FORSEE – Uma rede europeia de zonas piloto para a avaliação de critérios e indicadores de gestão florestal sustentável. Relatório final do projecto nº20 programa INTERREG IIIB – Espaço Atlântico. Publicações GIMREF RFP1/2007. Universidade Técnica da Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, Centro de Estudos Florestais, Lisboa, Portugal.
Relatório da Série N.º: Publicações do GIMREF;RFP 1 /2007
Resumo: A sustentabilidade é um conceito global discutido desde a cimeira do Rio (1992) aplicável em diversas áreas, por exemplo na gestão florestal. O protocolo de Quioto, um documento de elevada importância nas questões ambientais actuais, concede à floresta um papel no cumprimento dos objectivos estabelecidos, uma vez que esta pode contribuir para o armazenamento de carbono. Os países que se inserem no Espaço do Arco Atlântico possuem florestas que constituem um conjunto biogeográfico notório, devido ao seu clima oceânico temperado muito favorável ao crescimento das espécies florestais que, como já referido, são sumidouros de carbono, nas suas componentes aérea e subterrânea. Neste contexto surge o projecto FORSEE – Uma rede europeia de zonas piloto para a avaliação de critérios e indicadores de gestão florestal sustentável. Iniciado pelo Instituto Europeu da Floresta Cultivada (IEFC), tem a participação de diversos parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda, países que se inserem no denominado Espaço do Arco Atlântico.O projecto tinha como finalidade fornecer métodos, instrumentos e competências às regiões participantes, para avaliação da sustentabilidade da gestão florestal. Numa segunda abordagem, cada região participante propunha realizar um estudo específico sobre determinado critério, nomeadamente a contribuição das florestas para o armazenamento de carbono, o estado fitossanitário da floresta, a biodiversidade, as funções sócio-económicas e as funções de protecção da floresta.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1763
Aparece nas colecções:CEF - Relatórios (técnicos ou científicos)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REP-RFP1_2007_relatorio_FORSEE.pdf3,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.