Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1732
Título: Recolha de dados para determinação de biomassas e volumes de sobreiro. Protocolo para instalação de parcelas temporárias e medição de árvores amostra
Autor: Paulo, Joana Amaral
Tomé, Margarida
Palavras-chave: sobreiro
Quercus suber
volume
biomassa
Data: 2008
Editora: Instituto Superior de Agronomia. Centro de Estudos Florestais
Citação: Paulo, J. A., Tomé, M. 2008. Recolha de dados para determinação de biomassas e volumes de sobreiro. Protocolo para instalação de parcelas temporárias e medição de árvores amostra. Publicações FORCHANGE. RT3/2008. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior Agronomia. Centro de Estudos Florestais. Lisboa. 18 pp.
Relatório da Série N.º: Publicações Forchange;RT3/2008
Resumo: Este relatório descreve os procedimentos para a instalação e medição de parcelas temporárias de Sobreiro, com o objectivo de recolher dados para cálculo de volumes e biomassas totais e por componentes de árvores desta espécie. Os dados biométricos recolhidos, após serem armazenados na base de dados QuercusBiomass já existente (Paulo 2004), irão ser utilizados em estudos biométricos e no melhoramento de equações de biomassa. Este protocolo é uma adaptação de um já existente (Paulo et al. 2001), relativo ao mesmo tipo de trabalho mas para a espécie Azinheira. No caso do sobreiro as maiores diferenças são ao nível da avaliação da biomassa de casca/cortiça, uma vez que no caso de abate de sobreiros que já se encontram em produção, têm de ser registados de modo diferenciado os comprimentos do fuste e das pernadas que possuem cortiça virgem ou amadia. A determinação dos valores de biomassa destas duas componentes tem de ser feita de modo diferenciado. Este cuidado deve-se ao facto de a biomassa da componente casca, em árvores adultas de sobreiro, sofrer oscilações periódicas devidas ao descortiçamento e subsequente crescimento da cortiça em períodos normalmente de 9 anos. No final deste protocolo apresentam-se as simplificações a fazer quando se pretender apenas a determinação do volume da árvore amostrada, em vez da determinação da biomassa. Na secção de anexos as fichas de campo serão apresentadas na íntegra (em tamanho reduzido) assim como a lista de material.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1732
Aparece nas colecções:CEF - Relatórios (técnicos ou científicos)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REP-Protocolo FORCHANGE RT3-2008.pdf224,81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.