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Título: E-learning em Portugal : um estudo de caso sobre as mudanças no ensino
Autor: Múrias, Martim Coelho Malheiro
Orientador: Isaías, Pedro Teixeira
Palavras-chave: E-learning
Estudo de caso
Universidade Aberta
Qualidade
Pedagogia
E-learning
Case study
Open University
Quality
Pedagogy
Data de Defesa: Out-2008
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Múrias, Martim Coelho Malheiro. 2008. "E-learning em Portugal : um estudo de caso sobre as mudanças no ensino". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A temática do e-learning tem sido muito debatida em Portugal, não só devido à reforma do ensino a nível europeu (Processo de Bolonha) mas também consequência do impacto que as novas tecnologias estão a ter nas universidades, possibilitando, em alguns casos, vantagens competitivas em relação ao mercado mundial. Torna-se assim necessário saber o impacto das alterações provocadas pelo e-learning nas universidades portuguesas. A metodologia utilizada neste trabalho é constituída por uma análise de um estudo de caso, mais concretamente o caso da Universidade Aberta. Este tipo de metodologia tem vindo a ganhar peso no mundo académico. Os dados analisados foram obtidos através de entrevistas estruturadas realizadas junto dos professores da Universidade Aberta, cujas perguntas estão relacionadas com as condições do modelo. O objectivo deste modelo é o de identificar as mudanças sentidas pelas instituições de ensino devido à introdução do e-learning e averiguar as alterações ocorridas ao nível qualitativo, realçando os aspectos pedagógicos associados ao ensino e à aprendizagem. Com os resultados da análise efectuada pretende-se apresentar um conjunto de ideias e considerações relativamente às mudanças que as universidades portuguesas sentiram ao longo do processo de transferência dos métodos de ensino, nomeadamente do ensino tradicional para o ensino à distância.
The thematic of e-learning has been very much discussed in Portugal, not only because of the new reform of learning at European level (Process of Bologna) but also because of the impact that new technologies gave to the universities, making possible, in some cases, to create a competitive advantage in world market relations. For this reason it seems necessary to know the impact of e-learning changes in Portuguese universities. The methodology used in this dissertation is made by an analysis of a case study, more specifically the Open University in Portugal. This type of methodology is gaining weight in the academic world. The data analyzed was achieved through structured interviews with teachers of the Open University, in which questions are related with the conditions of the model. The objective of this model is to identify changes felt by the learning institutions due to the introduction of e-learning, and to discover the changes that happened at qualitative level, enhancing the pedagogic aspects of teaching and learning. The intention to the results obtained are to present a group of ideas and considerations about the changes that the Portuguese universities felt along the process of transfer of teaching methods, namely of the traditional teaching for a teaching at the distance.
Descrição: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1686
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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