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Título: Relação entre perfis de envolvimento e fontes e conteúdo da informação pesquisada no contexto de automóveis
Autor: Martins, Nuno Filipe Costa
Orientador: Duarte, Maria Margarida
Palavras-chave: Perfis de Envolvimento
Pesquisa de Informação
Fontes de Informação
Automóveis
Involvement Profiles
Information Search
Information Sources
Automobiles
Data de Defesa: Nov-2009
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Martins, Nuno Filipe Costa. 2009. "Relação entre perfis de envolvimento e fontes e conteúdo da informação pesquisada no contexto de automóveis". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente trabalho procura relacionar as diversas formas, ou perfis, de envolvimento dos indivíduos com os automóveis e as fontes de pesquisa de informação que utilizam e os conteúdos de informação que consideram importantes conhecer e pesquisar. Os trabalhos de investigação anteriores concentram-se na relação entre perfis de envolvimento e o esforço associado ao processo de pesquisa de informação medido através de variáveis quantificáveis como o número de alternativas pesquisadas, número de atributos considerados relevantes, número de fontes utilizadas, entre outros. O presente trabalho adopta uma perspectiva de maior profundidade considerando a natureza, e não o esforço, dessa relação. Seguiu-se uma abordagem quantitativa, utilizando o questionário como meio de recolha de dados, obtendo-se uma amostra de 188 respondentes. Através da análise dos dados recolhidos, determinaram-se as dimensões do envolvimento e construíram-se perfis que caracterizam as diferentes formas de relacionamento dos indivíduos com os seus automóveis. No entanto, não foi possível identificar e estabelecer a relação referida anteriormente. Não existe evidência empírica que suporte a ideia de que as fontes de informação e os conteúdos de informação utilizados, durante o processo de pesquisa de informação, dependam da forma como os indivíduos se relacionam com os automóveis.
The current work attempts to establish a relation between the various forms, or profiles, of involvement of individuals with automobiles and the sources of information used and the content of information considered important to know or search. Previous research concentrated on the relationship between profiles of involvement and the effort associated with the process of information search measured by quantifiable variables, such as: the number of alternatives investigated, number of attributes considered relevant, number of information sources used, among others. This research takes an in-depth approach considering the nature, and not the effort, of such relationship. The current work follows a quantitative approach, using the questionnaire to gather data, and a sample of 188 respondents. Through the analysis of the data collected, it was possible to discover several involvement dimensions and build involvement profiles that characterize the different forms of relationships between individuals and their cars. Nevertheless, it was not possible to identify and establish the relation mentioned above. There is no experimental evidence supporting the idea that the sources of information and the content of information used, during the process of information search, depend on how individuals are involved with automobiles.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1665
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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