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Título: Mercado e estratégias de marketing do azeite biológico em Portugal
Outros títulos: Market and marketing strategies of organic olive oil in Portugal
Autor: Santos, Susana Luísa de Abreu Silva
Orientador: Lucas, Maria Raquel David Pereira Ventura
Palavras-chave: azeite biológico
mercado
marketing
organic olive oil
market
Portugal
Data de Defesa: 2008
Resumo: A agricultura biológica é um modo de produção que, simultaneamente obtém alimentos saudáveis e respeita o ambiente. Apesar da baixa quota de mercado destes produtos, Portugal demonstra uma rápida evolução nos últimos anos, com aumento de área produtiva, empresas e entidades certificadoras. O azeite representa o produto principal, pelo que foi eleito como objecto deste estudo, cujo objectivo geral é avaliar a situação actual do mercado de azeite biológico em Portugal, pretendendo fundamentar estratégias de marketing futuras. O método de entrevista estruturada, com formulação prévia das questões, aplicada pela Internet, foi a técnica para obtenção dos dados e informação primária necessária à pesquisa aos consumidores. Simultaneamente realizou-se observação directa no local de compra. Dos resultados conclui-se que, as opções e quantidade de azeite biológico disponível variam muito conforme a superfície comercial e que existe alguma dificuldade em localizá-los. No estudo ao consumo, verificou-se que a maioria dos consumidores declara conhecer bem a definição destes produtos; aproximadamente metade já consumiu azeite biológico; quem nunca consumiu, justifica com o preço elevado e dificuldade em encontrá-lo, sendo que 62% afirma que provavelmente consumirá no futuro; mais de 70% aumentaria o consumo se o preço fosse inferior; o sabor, o benefício para a saúde e o respeito pelo ambiente, são os atributos principais. ABSTRACT - Organic farming is a production method that, at the same time, provides healthy food and respects the environment. Despite the low market share of these products, Portugal shows a quick development in last recent years, with an increase of the production area, businesses and certification bodies. The olive oil is the main product, and that is why it was elected as the subject of this study, whose overall objective is to assess the current situation of organic olive oil market in Portugal, and support future marketing strategies. The method of structured interview, prior to formulation of questions, applied through the Internet, was the technique to obtain data and information necessary from the consumers. Simultaneously there was direct observation at the place of purchase. The results concluded that, the options and quantity of organic olive oil available vary widely depending on the shop and that there is some difficulty in locating them. In the study on consumption, it was found that most consumers declares themselves familiar with the definition of these products; about half already consumed organic olive oil; who never consumed, justified with the high price and difficulty on finding it, and 62% says that probably will consume in the future; more than 70% would increase the consumption if the price was lower; the taste, the benefit to the health and respect for the environment, are the main attributes.
Descrição: Mestrado em Agricultura Biológica - Instituto Superior de Agronomia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1581
Aparece nas colecções:BISA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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