Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1502
Título: Fractais na arquitectura
Autor: Ganhão, Susana Maria Gouveia Rosado
Palavras-chave: Fractais
Geometria fractal
Lógica iterativa
Data: Set-2009
Editora: CEFA (Editorial da Faculdade de Arquitectura) + CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design)
Citação: GANHÃO, Susana Maria Gouveia Rosado - Fractais na arquitectura. Artitextos. Lisboa : CEFA ; CIAUD. ISBN 978-972-9346-12-5. N.º 8 (2009), p. 261-271
Resumo: Uma forma de inovar na simplicidade, em Arquitectura, é usar a geometria dos fractais. Uma técnica simples de iterativamente chegar a formas fantásticas e muito agradáveis de integrar no desenho de uma obra de arte: sejam edifícios, pontes, jardins, e outros. Vamos abordar o conceito essencial da geometria dos fractais e analisar exemplos da sua aplicação em edifícios e cidades. Para isso faz-se uma introdução ao tema pelos primórdios da geometria fractal referindo exemplos como o Conjunto de Cantor (de 1880), e o Triângulo de Sierpinski (de 1915). Percorrem-se as propriedades dos fractais e as potencialidades desta geometria e analisam-se exemplos de estudos que demonstram que as cidades, e as urbanizações em geral, apresentam características que podem ser explicadas, cientificamente, pela geometria fractal, fazendo-se um paralelo entre as propriedades dos fractais e as dos padrões urbanos, que são idênticas. As maiores potencialidades desta geometria, em termos arquitectónicos, surge a partir do momento em que é possível gerar computacionalmente fractais (em 1975), cujas formas têm uma beleza incontornável (neste trabalho apresentamos algumas). Através da criatividade e da compreensão da lógica iterativa desta geometria podem-se obter formas aplicáveis a variadíssimos temas da Arquitectura.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1502
ISBN: 978-972-9346-12-5
Aparece nas colecções:DDCV - Artigos de revistas
BFA - Artigos de Revistas Nacionais / Articles in Portuguese Journal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Rosado Ganhão.pdf6,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.