Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1223
Título: Análise das danças Baniwa : uma reflexão sobre a dinâmica identitária e cultural dos povos indígenas da Amazónia
Autor: Costa, Yara dos Santos
Orientador: Roubaud, Maria Luisa da Silva Galvez
Palavras-chave: Cultura Baniwa
Danças Baniwa
Etnogafia da dança
Globalização
Identidade cultural
Povos indígenas da Amazónia
Data de Defesa: 23-Jul-2009
Resumo: Integrada numa perspectiva dinâmica acerca do funcionamento cultural e social, esta investigação incide sobre uma das questões da problematização identitária e cultural brasileira, especificamente dos povos indígenas da Amazônia. Dessa forma, nos debruçamos sobre o que hoje subsiste da cultura Baniwa, tomando suas danças como objeto de estudo. Objetivamos descrever, identificar, e analisar as danças Baniwa, e a partir do estudo desta prática social, aprofundar o entendimento das suas representações simbólicas e culturais. Tais manifestações foram abordadas por meio da observação participante em campo, dentro de uma perspectiva fenomenológica, utilizando como objeto e meio de análise, descrições escritas e registro vídeo das danças Baniwa coletadas durante a pesquisa de campo. Optamos nesse momento em dialogar com a teoria de identidade cultural de Hall (2000, 2002), as etnografias dos Baniwa do Içana e Aiari do Koch Grünberg (2005) e Wright (2005); e com Kaeppler (1992) nas considerações metodológicas sobre etnografia da dança. A sistematização e interpretação dos dados possibilitou resultados que refletem uma identidade cultural dos Baniwa relacionada com as mudanças sociais e políticas vigentes, provocadas inicialmente pelo processo da colonização e atualmente pela globalização, tendo suas características deslocadas, desconstruídas e reconstruídas na memória do indivíduo e do coletivo Baniwa.
This research focuses on issues relevant to the problematic of identity and culture, among indigenous peoples of the Amazon. It is integrated by a dynamic perspective on the functioning of society and culture. The dance-festivals of the Baniwa Indians are the object of this study, and we shall concentrate on what has remained of their culture today. Our objective was to identify, describe, and analyze Baniwa dances and, thus, deepen our understanding of their cultural and symbolic representations. Our methodology was participant observation in the field, coupled with a phenomenological perspective. Written descriptions and video recordings of Baniwa dances made during field research have been used both as subject and mode of analysis. We will be dialoguing primarily with the theories of Hall (2000 and 2002) on cultural identity; the historical ethnographies by Wright (2005) and Koch Grünberg (2005); and with Kaeppler (1992) regarding methodological aspects of dance ethnography. The systematization and interpretation of data produced results that illustrate aspects of Baniwa cultural identity and its connection to prevailing social and political milieu. Initially, this was the colonization process; today, it is globalization. Both have displaced, destroyed or reshaped the individual and collective memory of the Baniwa.
Descrição: Mestrado em Performance Artística - Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1223
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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