Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1198
Título: As pressões neo-proteccionistas dos anos 80/90, o acordo final do Uruguay Round: que perspectivas para o futuro do SCI?
Autor: Lima, Maria Antonina
Data: 1995
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Lima, Maria Antonina. 1995. "As pressões neo-proteccionistas dos anos 80/90, o acordo final do Uruguay Round: que perspectivas para o futuro do SCI?". In Ensaios de Homenagem a Francisco Pereira de Moura, 609-630. Lisboa: Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: O nosso objectivo principal é avaliar os resultados finais do Uruguay Round. Começaremos por numa primeira parte pôr em evidência as características do surto neo-proteccionista dos anos 80/90. De seguida, analisaremos as pressões e as tendências que durante as Negociações Comerciais Multilaterais (NCMs) do Uruguay Round se colocaram sobre o futuro do GATT e do Sistema Comercial Internacional (SCI). Por fim, avaliaremos o conjunto final de acordos do Uruguay Round de Dezembro de 1994, e em particular, aquilo que a nosso ver constitui claramente o seu elemento mais interessante - a constituição da Organização Mundial de Comércio (OMC)-, no contexto global de uma dupla tendência: mundialização e regionalização.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1198
Aparece nas colecções:DE - Capítulos/Artigos em Livros Nacionais / Chapters in Portuguese Books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AS PRESSÕES NEO-PROTECCIONISTAS.pdf389,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.