UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/1085

Título: Uso das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores de educação física e desporto : estudo experimental num módulo de basquetebol
Autor: Nascimento, Ronaldo José
Orientador: Diniz, José Manuel Fragoso Alves
Palavras-chave: Aprendizagem
Basquetebol
Educação física e desporto
Ensino à distância
Formação de professores
Novas tecnologias
Issue Date: 20-Feb-2003
Resumo: O estudo está centrado na utilização de uma plataforma tecnológica e pedagógica de Gestão de Ensino a Distância, através da Internet (sistema EDU), bem como em dois sistemas multimídia (Módulo Winscope e Basketutor) e de um manual em duas versões (Papel e Electrónica), todos aplicados na aprendizagem do Basquetebol num contexto de formação inicial de professores de Educação Física e Desporto Escolar. Pretendeu-se verificar quais as condições de processo, de contexto, e de programa que conferem maior eficácia no ensino a distância quando utilizado como complemento do ensino convencional. Confirmámos a existência de diferenças significativas ao nível das competências cognitivas, entre o grupo experimental e o grupo de controlo, que podem ser atribuídas à utilização dos meios de ensino a distância. No que respeita aos desempenhos motores não foram encontradas diferenças significativas entre os resultados obtidos pelo grupo que foi exposto aos meios tecnológicos e o grupo de controlo que seguiu exclusivamente o ensino tradicional, no entanto, o progresso observado no grupo que beneficiou dos meios de ensino suportados nas tecnologias da comunicação e informação, foi consideravelmente superior ao do outro grupo.
The present study is focused on the use of a technological and pedagogical platform of Distance Learning Management, by making use of the Internet (EDU System), two multimedia systems (Winscope Module and Basketutor) and a handbook (paper and electronic versions). These were all applied to Basketball learning in a context of PE and School Sports pre-service teacher education. The study aimed at finding out which process, context and program conditions assign higher efficacy to distance learning when used as a supplement to conventional teaching. The existence of significant differences at the level of cognitive competences between the experimental and the control groups was confirmed. These are likely to be due to the use of distance learning means. As for the motor performance no significant differences were found when comparing the results from the group exposed to technological means and the control group, which has exclusively followed traditional teaching. However, the progression observed in the group benefiting from teaching means based on information and communication technologies was significantly higher, as compared to the other group.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1085
Appears in Collections:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Ronaldo_FMH.pdf9,88 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE