Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10667
Título: Os factores de sucesso no processo de internacionalização da Corticeira Amorim
Autor: Rodrigues, Sofia Margarida Figueiredo Marinho Miranda
Orientador: Faustino, Horácio
Palavras-chave: Corticeira Amorim
Processo de Internacionalização
fatores de sucesso
Corticeira Amorim
Internationalization Process
success factors
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rodrigues, Sofia Margarida Figueiredo Marinho Miranda (2015). "Os factores de sucesso no processo de internacionalização da Corticeira Amorim". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O fenómeno da internacionalização das empresas tem sido cada vez mais estudado como elemento fundamental para o desenvolvimento da economia. Neste sentido, considera-se útil observar casos específicos de empresas bem-sucedidas, de forma a retirar exemplos de boas práticas para empresas que se queiram internacionalizar, bem como sugestões para políticas públicas de apoio à internacionalização. O presente estudo tem como objetivo descobrir os fatores de sucesso no processo de internacionalização da Corticeira Amorim, empresa portuguesa mais internacionalizada. Não havendo dados suficientes para a estimação de um modelo econométrico de dados temporais, a metodologia do estudo combinou uma análise quantitativa, usando o coeficiente de correlação de Pearson, e uma análise qualitativa através da realização de uma entrevista a um diretor da empresa. A análise dos resultados e da entrevista sugerem que os fatores que mais influenciaram o processo de internacionalização foram: o líder da empresa e a sua estratégia, a networking familiar, os resultados líquidos, o capital social e a inovação.
The internationalization phenomenon of firms has been increasingly studied as a main element to the economic development. In this sense, it is considered useful to look at individual cases of successful firms in order to draw examples of best practices for companies that want to internationalize, as well as suggestions for public policies that support internationalization. This study aims to find out the success factors in the internationalization process of Corticeira Amorim, the most internationalized Portuguese firm. Without sufficient data to estimate an econometric model of temporal data, the study methodology combined quantitative analysis, using the Pearson correlation coefficient, and a qualitative analysis by conducting an interview with a firm?s Director. The results and interview suggest that the factors that most influenced the internationalization process were the leader of the company and its strategy, the family network, net profit, capital and innovation.
Descrição: Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10667
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-SMFMMR-2015.pdf702,69 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.