Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10659
Título: Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
Autor: Vieira, Nádia Carola de Gouveia
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Social Media
Redes Sociais
Facebook
Métricas de Análise
Interação
Envolvimento
Social Networks
Metrics Analysis
Interaction
Engagement
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Vieira, Nádia Carola de Gouveia (2015). "Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Hoje em dia a revolução digital é uma das responsáveis por grandes alterações na forma de comunicação e interação entre os seres humanos e qualquer entidade pública ou privada. A internet tem crescido substancialmente e isso tem contribuindo para a disseminação de conceitos como Social Media, Redes Sociais e Facebook, que permitem a interação entre pessoas e entidades de forma constante. O presente Trabalho Final de Mestrado tem como intuito compreender como o Social Media, em específico o Facebook, tem vindo a ser utilizado pelas instituições de ensino superior, a nível nacional e internacional, como uma ferramenta de comunicação com o seu público-alvo. O estudo realizado depende da compreensão de conceitos relacionados com a temática do Social Media, como a Tipologia do Social Media, a Esfera de Influência, Tipologia de Envolvimento e Métricas de Análise. De forma a dar resposta ao grande objetivo do trabalho, foi realizado um estudo comparativo da utilização do Social Media em cerca de 40 instituições de ensino superior, a nível nacional e internacional, de áreas de ensino distintas (Economia e Gestão, Engenharia e Tecnologia, Ciências Naturais e da Saúde e Ciências Sociais e Humanas). A análise foi feita num período de um mês e a recolha dos dados foi realizada através da ferramenta métrica Simply Measured. Através do estudo foi possível compreender que existem diferenças no nível de interatividade e envolvimento no Facebook das instituições de educação a nível internacional e nacional para com o seu público-alvo.
Nowadays, the digital revolution is responsible for big changes in communication and interaction between humans and any public or private entity. The Internet use has grown substantially, and that has contributed to the promulgation of concepts such as Social Media, Social Networks and Facebook, which allow the constant interaction between people and entities. This Masters Final Work intends to understand how social media, in particular Facebook, is being used by higher education institutions, in a nationally and internationally way, as a communication tool with their target. The study aims to understand concepts related to the topic of Social Media, such as Type of Social Media, the Sphere of Influence, Type of Engagement and KPI's. In order to answer the main objective it was carried out a comparative study of the use of Social Media in 40 higher education institutions, both national and international, in different educational areas (Economics and Management, Engineering and Technology, Natural Sciences and Health and Social Sciences). The analysis was done in a period of one month and the data collection was performed by the measuring tool Simply Measured. Through the study, it's visible that there are differences in the level of interaction and engagement performed on Facebook in higher education institutions at an international and national level.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10659
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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